André Braz

Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense e Finanças e Economia Empresarial pela EPGE/FGV. É economista e pertence ao staff da Superintendência Adjunta para Inflação desde 1989, onde trabalha como coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da FGV.

IPCA de maio abaixo de expectativa ainda não é alívio efetivo no front inflacionário

Apesar da desaceleração do IPCA de maio (0,47%) divulgado hoje ter ocorrido em magnitude acima da prevista pelo mercado, ainda estamos longe de uma inflação menos disseminada e do caminho de cumprimento da meta de Inflação.

As âncoras que influenciaram o recuo da taxa do IPCA de maio foram energia elétrica e gasolina. Sem a ajuda dos energéticos, a variação média do índice ficaria em torno de 0,8%, mais próxima da taxa de abril (1,06%).

Sobe a inflação da construção: orçamentos x índices setoriais

Em setembro do ano passado, a Sondagem da Construção do FGV IBRE indicava que a situação corrente dos negócios já havia retornado ao patamar anterior ao início da pandemia. Entre as limitações à melhoria dos negócios, a demanda insuficiente ainda figurava como o principal quesito. No entanto, desde abril, o percentual de empresas apontando o item havia diminuído 18 pontos. Em contrapartida, de agosto para setembro de 2020, houve um salto das assinalações no quesito custo da matéria-prima, que passou de 7,3% para 15,1%.

Falta de matéria-prima desafia a inflação

A pandemia de covid-19 vem afetando bastante a economia. O surgimento de uma segunda onda contribui para um prolongamento das dificuldades em setores estratégicos da economia brasileira, responsáveis pelo crescimento do PIB. Alguns segmentos, principalmente os mais afetados pela redução da demanda na fase mais aguda da pandemia, buscam reduzir sua exposição ao risco, cortando custos fixos e adiando novos investimentos.

Inflação abaixo de zero em abril e maio sinaliza chance de IPCA abaixo de 1% em 2020

Em abril, a surpresa não foi o número negativo apresentado pelo IPCA, mas sim a intensidade da queda. Abaixo da expectativa do mercado, a inflação de abril registrou bem o freio imposto pelo coronavírus aos preços de bens duráveis, serviços livres e serviços administrados.

Para maio, nossa previsão é de que o IPCA fique próximo a -0,5%. Nosso modelo indica que, se essa taxa se confirmar, poderemos ter inflação abaixo de 1% em 2020.

Páginas

Subscrever André Braz