Blog do Ibre

Gastos Tributários – Comparações Internacionais

Instituição Fiscal Independente divulgou uma série histórica de gastos tributários que pelas projeções da RFB atingiram 4,1% do PIB em 2017. Os gastos tributários se referem a perda de receita decorrente de uma exceção ou tratamento diferenciado que é dado a um contribuinte em relação à norma tributária de referência. O termo gasto é utilizado porque esses recursos poderiam financiar despesas públicas ou porque esses benefícios têm características de políticas públicas. É como se o Estado estivesse realizando uma política pública por intermédio do sistema tributário.

Leia os destaques de maio da Revista Conjuntura Econômica

Uma inflação baixa que ajuda na queda da taxa de juros e um ambiente externo com bastante liquidez têm puxado a atividade econômica para cima. Entretanto, as revisões para o PIB brasileiro deste ano seguem o caminho contrário: de 2,8% para 2,5%, de acordo ao Boletim Macro IBRE. Há dúvidas em várias frentes que comprometem a retomada do investimento e da atividade.

O que revela a série dos últimos 60 anos do investimento público no Brasil?

No Observatório de Política Fiscal do Ibre, Manoel Pires publica post sobre o trabalho de Rodrigo Orair e Sérgio Gobetti, que levantaram a série do investimento público brasileiro durante os 60 anos de 1947 a 2017. Indispensável para colocar no devido pano de fundo histórico a atual crise estrutural das finanças públicas no Brasil.

Leia os destaques de abril da Revista Conjuntura Econômica

Mesmo ocupando lugar de destaque no cenário mundial – e ter colaborado para tirar o Brasil da recessão –, o agronegócio tem grandes desafios pela frente. Para continuar conquistando mercado, esse setor não poderá negligenciar uma agenda doméstica principalmente nos campos de infraestrutura logística, tecnologia e financiamento, como foi amplamente discutido no I Seminário Desafios e Perspectivas do Agronegócio Brasileiro, promovido por Conjuntura Econômica.

Leia os destaques de março da Revista Conjuntura Econômica

Boa parte do ano passado foi ocupada pelas discussões de se fazer uma reforma da Previdência, sem o que o país caminharia para uma situação de insolvência e a atividade econômica não teria espaço para se recuperar. Entramos em 2018 estimando que essa reforma não entraria na pauta de votações, o que se confirmou com a intervenção federal no Rio de Janeiro. Deixar esse debate para 2019 comprometerá bastante o trabalho do novo presidente, como mostra a Carta da Conjuntura.

Leia os destaques de fevereiro da Revista Conjuntura Econômica

Há algum tempo, o Brasil era considerado a bola da vez com o boom da commodities, puxando o crescimento econômico para 7,5%, em 2010, no último ano do governo Lula. Passada a euforia, viramos um ponto fora da curva com a severa crise econômica e descontrole fiscal. Hoje, estamos até fora do gráfico. Essa triste realidade, agravada pelo assustador aumento da violência urbana – só em janeiro, o Rio de Janeiro teve 22 tiroteios por dia -, parece um túnel sem nenhuma luz à vista. Sair dessa sinuca de bico em que o país se enredou é algo bastante complexo.

Leia os destaques de janeiro da Revista Conjuntura Econômica

As previsões são de que o PIB cresça 2,8% e o front externo se mostra bastante favorável. Há, no entanto, algumas incertezas, que são analisadas na matéria de capa desta edição, na Carta da Conjuntura e na coluna Ponto de Vista. Entre as mais importantes estão o cenário eleitoral e o encaminhamento de um ajuste fiscal que mitigue o risco de insolvência.

Leia os destaques de dezembro da Revista Conjuntura Econômica

A última edição de 2017 destaca o setor da Construção Civil, que se encaminha para o terceiro ano na lanterna da atividade econômica, sem perspectivas de uma guinada em 2018. Ainda na edição de dezembro, a perspectiva para a inflação do próximo ano, entrevista com Pedro Parente, presidente da Petrobras, e a importância de uma agenda de revisões do gasto público. Leia nosso conteúdo aberto no Portal IBRE ou saiba como assinar.

Páginas

Subscrever RSS - Blog do Ibre