Fernando Veloso

PhD em Economia pela University of Chicago. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e professor da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da FGV/RJ. Pesquisador associado do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da FGV/RJ. Autor de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais nas áreas de crescimento e desenvolvimento econômico, educação e políticas públicas. Foi coorganizador dos livros “Causas e Consequências da Informalidade no Brasil” e “Anatomia da Produtividade no Brasil. É colunista do Broadcast.

Causas da desaceleração do crescimento da produtividade

Evidências de aumento da concentração sugerem que os ganhos de eficiência talvez não sejam disseminados. Isso indica que políticas de competição serão importantes para reverter a desaceleração do crescimento da produtividade.

Embora ainda não tenham se materializado nos dados, os ganhos potenciais de produtividade decorrentes da inteligência artificial (IA) generativa já afetam de forma significativa o valor de mercado das grandes empresas de tecnologia.

Páginas

Subscrever Fernando Veloso