Tiago Cabral Barreira

Graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Rio (FGV-Rio). Pesquisador, consultor e analista macroeconômico pelo IBRE/FGV, com especialização em mercado de trabalho. É colaborador mensal do Boletim Macro IBRE. 

Os 500 anos da Reforma Protestante: Weber tinha Razão?

Cultura e Religião são um dos principais motores de transformações sociais ao longo da história humana. A economia, uma das dimensões do estudo do comportamento humano, não estaria imune aos impactos externos exercidos por mudanças na esfera cultural e religiosa. A Reforma Protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517 em Wittenberg, na Alemanha, é um exemplo clássico de como mudanças culturais podem impactar a economia.

Por que ideias importam para o crescimento brasileiro

A Constituição de 1988 trouxe importantes mudanças nas instituições brasileiras. Uma delas foi a generosa atribuição de direitos sociais explicitados no preâmbulo constitucional. Essa atribuição de direitos sociais, definidos como direito a saúde, educação, moradia, alimentação e transportes, constituiu o centro dos discursos político-eleitorais no Brasil ao longo das últimas três décadas.

"Disregard Doctrine", mais uma fonte de incerteza jurídica no Brasil

Empreender é uma atividade altamente arriscada. O empresário se expõe às incertas oscilações da atividade empresarial, que poderiam implicar a perda de todo o seu patrimônio pessoal em caso de quebra repentina. Uma execução judicial de despejo para o pagamento de débito com credores pode levar a vida de indivíduos e famílias à ruína.

O imposto sindical e o poder dos sindicatos no Brasil

A possível aprovação do fim da contribuição sindical compulsória, parte da reforma trabalhista programada para ir ao plenário da Câmara hoje (26/4/17), suscita inúmeras polêmicas. Uma delas é o poder e a influência dos sindicatos no mercado de trabalho brasileiro. Até que ponto o fim dessa contribuição levará ao enfraquecimento de canais de representatividade dos trabalhadores e da defesa de direitos trabalhistas? 

Subscrever RSS - Tiago Cabral Barreira