Economia Internacional sob efeito da epidemia do coronavírus

10 mar 2020

Na edição de março de 2020, os resultados dos dois indicadores globais – Barômetro Coincidente e Antecedente da Economia Global – mostram que a epidemia de coronavírus já impactou a economia mundial. Ambos cederam de forma acentuada e apresentam os menores níveis desde 2009. Apesar disso, a propagação da epidemia para além da região asiática ainda não foi captada nesta edição, produzida com dados coletados em fevereiro.

Fonte: Instituto Econômico Suíço KOF, ETH Zurich, Suíça e Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil

O Barômetro Global Coincidente caiu 14,4 pontos em março, de 92,4 pontos para 78,0 pontos, ficando bem abaixo da média histórica de 100 pontos. O declínio no mês foi determinado pelas variáveis que compõem o indicador da região da Ásia, Pacífico e África, enquanto as variáveis que integram as regiões da Europa e do Hemisfério Ocidental (América do Norte, América Latina e Caribe) contribuíram de forma positiva, mas tímida, para o resultado. O Barômetro Global Antecedente caiu 10,4 pontos no mês, ao passar de 97,6 pontos em fevereiro para 87,2 pontos em março, após evoluir favoravelmente nos dois meses anteriores. Em geral, o Barômetro Antecedente antecipa de três a seis meses os ciclos econômicos. Assim como no Barômetro Coincidente, a maior contribuição veio de variáveis da região Ásia, Pacífico e África, enquanto as variáveis que integram as regiões da Europa e Hemisfério Ocidental contribuíram de forma ligeiramente positiva para o resultado na margem e menos negativa quanto à distância, em nível, para os 100 pontos.

Os Barômetros Econômicos Globais

Os barômetros econômicos globais são um sistema de indicadores que permite uma análise tempestiva do desenvolvimento econômico global. Eles representam uma colaboração entre o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique, na Suíça, e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com sede no Rio de Janeiro, Brasil. O sistema consiste em dois indicadores compostos: um barômetro coincidente e um barômetro antecedente. O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica.

O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois barômetros compreendem os resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. O objetivo é alcançar a cobertura global mais ampla possível. As vantagens das pesquisas de tendências econômicas são que seus resultados geralmente estão disponíveis rapidamente e não são substancialmente revisados após a primeira publicação.

Acesse o press release completo no Portal IBRE