Blog do Ibre

Os artigos mais lidos de 2019

O Blog do IBRE publicou mais de 230 artigos durante 2019, refletindo de forma ágil e sintonizado ao debate de eventos da vida nacional, além de disponibilizar conteúdos de anos anteriores que enriqueceram a discussão sobre a política econômica atual. Com participação de nossos pesquisadores e contribuição de interlocutores externos, o site discutiu temas como inflação, desemprego, politica fiscal e eleições. Abaixo listamos os artigos mais acessados de 2019:

ICOMEX: Comércio exterior brasileiro por países e regiões

O ICOMEX de novembro traz os índices de comércio para o grupo “Demais da América do Sul” composto pela Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o que junto com os índices da Argentina completa a análise da região sul-americana. Optamos por destacar a Argentina, que é o principal parceiro do Brasil no comércio da região. Além desses países, são calculados os índices para a China, Estados Unidos e União Europeia.

Liberação do FGTS deve animar Comércio, mas não Serviços

Os empresários do comércio, sobretudo dos setores de móveis e eletrodomésticos e hiper e supermercados, estão animados com a injeção extra de dinheiro na economia, a partir da liberação do FGTS e do pagamento do PIS/PASEP.  É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). O estudo, coordenado pelos economistas Viviane Seda e Rodolpho Tobler, analisou ainda a expectativa do setor de serviços e de consumidores.

Levantamento do FGV IBRE aponta desigualdade recorde na renda do trabalho

A desigualdade no mercado de trabalho aumentou pelo 17º trimestre consecutivo e alcançou, no primeiro trimestre de 2019, seu maior nível em pelo menos sete anos, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). O índice de Gini, que mede a renda do trabalho per capita, alcançou 0,627, o maior patamar da série histórica iniciada em 2012. Quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade.

As cinco publicações mais lidas de março no Blog do IBRE

O mês destaca um artigo publicado originalmente em março de 2018 por José Márcio Camargo, que fala da curva de Philips. O texto está sempre entre os mais lidos do Blog do IBRE e retornou ao primeiro lugar entre os mais populares depois de perder espaço para a discussão sobre a redução da Selic pelo Banco Central em fevereiro.

Subscrever RSS - Blog do Ibre