Blog do Ibre

China e as commodities lideram o aumento das exportações brasileiras em 2018

A balança comercial fechou com um superávit de US$ 58,7 bilhões. Um resultado inferior ao do ano de 2017, US$ 67 bilhões, mas o segundo maior valor na série histórica da balança. A China atingiu a sua maior participação como destino das exportações brasileiras, 26,8%, o que resultou numa diferença de mais de 10 pontos percentuais em relação ao segundo parceiro os Estados Unidos, responsável por 12% das vendas externas do Brasil.

Blog do IBRE: os cinco artigos mais lidos de 2018

O ano foi agitado e o Blog do IBRE acompanhou o movimento da economia de forma ágil e sintonizada com o debate e com a sucessão de eventos da vida nacional. Temas como inflação, desemprego, greve dos caminhoneiros e eleições foram discutidos entre os pesquisadores da do IBRE e autores convidados. Confira as publicações mais acessadas nos últimos doze meses:

1. "Inflação e desemprego - a Curva de Phillips", de José Márcio Camargo

Leia os destaques de outubro da Revista Conjuntura Econômica

O novo presidente, seja Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT), terá enormes desafios pela frente. O primeiro será reduzir o alto nível de polarização suscitado em suas campanhas; o segundo, tirar o país do baixo crescimento, o que demanda uma lista de reformas impopulares sem as quais não haverá avanço. Essa lista é tema da matéria de capa desta edição, concluída antes do resultado do primeiro turno.

Leia os destaques de setembro da Revista Conjuntura Econômica

Embora considerada a mais democrática e cidadã que o Brasil já teve, a Constituição que completa 30 anos em outubro também é vista como responsável por parte das agruras por que o país está passando: uma grave crise fiscal aliada a um crescimento pífio, estados quebrados e o sucateamento da saúde, da educação e da segurança pública. Nesta edição, ouvimos constituintes e pesquisadores – entre eles o ex-ministro Delfim Netto, entrevistado do mês –, que defendem uma série de reformas para adequar a Carta Magna às mudanças ocorridas no mundo e na sociedade brasileira.

Leia os destaques de agosto da Revista Conjuntura Econômica

Saneamento é conhecido como primo pobre da infraestrutura, e não é à toa. Por exemplo, enquanto o número de linhas de celular já superou o total da população brasileira, 100 milhões de pessoas ainda não contam com coleta de esgoto. Como superar esse atraso histórico é o tema de capa da Conjuntura Econômica de agosto.

Páginas

Subscrever RSS - Blog do Ibre