Blog do Ibre

Leia os destaques de agosto da Revista Conjuntura Econômica

Saneamento é conhecido como primo pobre da infraestrutura, e não é à toa. Por exemplo, enquanto o número de linhas de celular já superou o total da população brasileira, 100 milhões de pessoas ainda não contam com coleta de esgoto. Como superar esse atraso histórico é o tema de capa da Conjuntura Econômica de agosto.

Blog do IBRE: os cinco artigos mais lidos de julho

Com a discussão forte sobre a greve dos caminhoneiros e a proximidade das eleições, o Blog do IBRE destacou temas que reverberam a situação atual da economia. Os textos mais lidos de julho trataram de temas como recessão, desemprego e dívida e destacam o posicionamento dos pesquisadores do IBRE e dos convidados, como José Márcio Camargo e Celso Rocha Barros. Veja:

Leia os destaques de junho da Revista Conjuntura Econômica

A greve dos caminhoneiros jogou um novo balde de água fria sobre a recuperação econômica e promete piorar as já combalidas contas públicas. Uma sucessão de erros na condução das negociações levou o país ao caos e alimentou a incerteza entre empresários e consumidores. Pensar em aumentar a taxa de investimento do país sob o atual contexto parece algo distante. Nossa matéria de capa é sobre os rumos da atividade econômica diante desse episódio, ao qual se soma um cenário externo desfavorável e um primeiro trimestre de crescimento lento.

Gastos Tributários – Comparações Internacionais

Instituição Fiscal Independente divulgou uma série histórica de gastos tributários que pelas projeções da RFB atingiram 4,1% do PIB em 2017. Os gastos tributários se referem a perda de receita decorrente de uma exceção ou tratamento diferenciado que é dado a um contribuinte em relação à norma tributária de referência. O termo gasto é utilizado porque esses recursos poderiam financiar despesas públicas ou porque esses benefícios têm características de políticas públicas. É como se o Estado estivesse realizando uma política pública por intermédio do sistema tributário.

Leia os destaques de maio da Revista Conjuntura Econômica

Uma inflação baixa que ajuda na queda da taxa de juros e um ambiente externo com bastante liquidez têm puxado a atividade econômica para cima. Entretanto, as revisões para o PIB brasileiro deste ano seguem o caminho contrário: de 2,8% para 2,5%, de acordo ao Boletim Macro IBRE. Há dúvidas em várias frentes que comprometem a retomada do investimento e da atividade.

O que revela a série dos últimos 60 anos do investimento público no Brasil?

No Observatório de Política Fiscal do Ibre, Manoel Pires publica post sobre o trabalho de Rodrigo Orair e Sérgio Gobetti, que levantaram a série do investimento público brasileiro durante os 60 anos de 1947 a 2017. Indispensável para colocar no devido pano de fundo histórico a atual crise estrutural das finanças públicas no Brasil.

Leia os destaques de abril da Revista Conjuntura Econômica

Mesmo ocupando lugar de destaque no cenário mundial – e ter colaborado para tirar o Brasil da recessão –, o agronegócio tem grandes desafios pela frente. Para continuar conquistando mercado, esse setor não poderá negligenciar uma agenda doméstica principalmente nos campos de infraestrutura logística, tecnologia e financiamento, como foi amplamente discutido no I Seminário Desafios e Perspectivas do Agronegócio Brasileiro, promovido por Conjuntura Econômica.

Páginas

Subscrever RSS - Blog do Ibre