Economia Regional

Recuperação da economia do Rio

6 set 2022

Recuperação da economia do Rio pode ser vista com crescimento da atividade econômica de 1,6% no 2º trimestre de 2022, mais forte do que do Brasil e Estado do Rio, além da redução da taxa de desemprego para um dígito (9,8%).

Com base nos dados do Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio),[1] calculados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), a economia carioca cresceu 1,6% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.[2]

De acordo com os dados do PIB do Brasil, divulgados pelo IBGE, a atividade econômica brasileira expandiu 1,2% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2022.[3]

Segundo dados do Indicador de Atividade Econômica Regional (IBCR-RJ), calculados pelo Banco Central, a economia do Estado do Rio de Janeiro aumentou 0,5% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

O Gráfico 1 mostra essas três taxas reais de crescimento da atividade econômica no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Esse melhor desempenho da economia carioca em relação à economia fluminense e brasileira também está relacionado ao fortalecimento do setor de serviços, o mais importante segmento, o que mais emprega a população e que tem um peso maior na economia do Rio. Vale ressaltar que os serviços foram os mais afetados com a pandemia, e o segmento que mais está se recuperando. No Brasil, o setor de serviços, incluindo comércio, representa aproximadamente 70% do total da economia. No Estado do RJ, a taxa é de 75%, e 87% na capital fluminense.

Diversos projetos da Prefeitura do Rio ajudaram nesse fortalecimento da economia carioca, melhorando o ambiente de negócios da cidade, gerando emprego e renda para os cariocas. Vale frisar que a taxa de desemprego do Rio recuou para um dígito (9,8%), algo que não acontecia desde o fim de 2016, com uma queda de 5,8 p.p. em um ano, com uma recuperação,[4] inclusive, mais rápida do que a do Brasil.[5] Enquanto a cidade do Rio está com uma taxa de desemprego em um digito, a taxa da Região Metropolitana é de 12,9%. No Estado do RJ, o desemprego é 12,6%, e excluindo a capital, 14,0%. E o Rio já gerou mais de 140 mil novos empregos em um ano e meio, sendo a segunda capital que mais criou postos de trabalho do país.[6]

Dentre as ações da Prefeitura que levaram a esse desempenho da economia, há o reequilíbrio fiscal da cidade, colocando as contas públicas em ordem novamente; medidas emergenciais durante a pandemia, com os auxílios para empresas e cidadãos; e diversos projetos estruturantes, como Reviver Centro, LICIN – Licenciamento Integrado, Lei da Liberdade Econômica, Porto Maravalley, incentivo ao fortalecimento do setor financeiro, em especial nos mercados de crédito de carbono e de cripto, entre outros.[7]

Em resumo, a recuperação da economia do Rio, com um crescimento da atividade econômica mais forte do que do Brasil e do Estado Fluminense, além do fortalecimento do mercado de trabalho, com a redução do desemprego e geração de emprego e renda dos cariocas, mostra o papel fundamental das ações da Prefeitura nesse momento. Os desafios ainda são grandes, mas o Rio já está voltando a dar certo, e os dados econômicos mostram isso!

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.


[1] Estudo Especial SMDEIS no 06/2022, “Metodologia do Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio): Atualização 2022”. Disponível em: observatorioeconomico.rio

[2] Esses dados estão na oitava edição de 2022 do Boletim Econômico do Rio. Disponível em: observatorioeconomico.rio

[4] Segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE, e divulgados na oitava edição de 2022 do Boletim Econômico do Rio, a taxa de desemprego no Rio foi de 9,8% no segundo trimestre de 2022, com um recuou de 5,8 p.p em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (15,6%), voltando a ser de um dígito, algo que não acontecia desde o terceiro trimestre de 2016 (7,9%).

[5] Também com base nos dados da Pnad Contínua, do IBGE, e divulgados na oitava edição de 2022 do Boletim Econômico do Rio, a recuperação do mercado de trabalho no Rio está mais rápida do que no Brasil, já que a taxa de desemprego brasileira apresentou queda de 4,9 p.p no mesmo período, menor do que o recuo da taxa carioca (5,9 p.p). Nesse sentido, a diferença entre a taxa de desemprego do Rio e do Brasil, que foi de 2,0 p.p. no final de 2020, está agora em 0,5 p.p. (9,8% e 9,3%, respectivamente).

[6] De acordo com dados do CAGED, do Ministério do Trabalho, e divulgados na oitava edição de 2022 do Boletim Econômico do Rio.

[7] Diversos desses projetos tem estudos e análises no Observatório Econômico do Rio. Disponível em: observatorioeconomico.rio

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.