Marcel Balassiano

Marcel Balassiano é mestre em Economia Empresarial e Finanças (FGV EPGE), mestre em Administração (FGV EBAPE)  e bacharel em Economia (FGV EPGE). É economista da área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

Novo ciclo de afrouxamento monetário no Brasil

Desde março de 2018 que a taxa básica de juros (Selic) estava constante no menor nível histórico, em 6,5%. O último ciclo de afrouxamento monetário (redução dos juros) tinha começado em outubro de 2016, quando a Selic passou de 14,25% para 14,0%, e ocorreu uma redução total de 7,75 pontos. Na reunião de julho de 2019, mais um ciclo de queda dos juros se iniciou, com a taxa Selic passando de 6,5% para 6,0% (Gráfico 1). 

Projeções de crescimento da economia nos próximos anos e comparações internacionais

A Secretaria de Política Econômica divulgou recentemente o Boletim MacroFiscal da SPE, onde há resultados de uma sondagem com aproximadamente 60 analistas de mercado sobre as expectativas em relação ao crescimento do PIB nos próximos anos (2019-2022) sob os cenários com aprovação da Reforma da Previdência e sem aprovação da reforma

PIB: diferença entre os dados efetivos e as expectativas de mercado

As expectativas de mercado para o PIB desse ano, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, vem recuando já há 19 semana consecutivas. Portanto, há quase cinco meses seguidos que os economistas revisam suas projeções de crescimento da atividade econômica para baixo. O último número é 0,82%.

Países da Copa América e peso na economia mundial

A 46ª. edição da Copa América está sendo realizada no Brasil, entre 14 de junho e 7 de julho, pela quinta vez no país, e 100 anos após a primeira edição do torneiro em território brasileiro. O Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, atual Estádio Presidente Manoel Schwartz, foi construído para essa primeira edição do então Campeonato Sul-Americano de 1919.

A importância da melhoria do ambiente de negócios no Brasil

O (mau) ambiente de negócios no Brasil é um dos (principais) entraves ao crescimento mais robusto da atividade econômica. Em comparações internacionais, de acordo com o relatório Doing Business, do Banco Mundial, podemos observar alguns indicadores que mostram como no país não é fácil fazer negócios, a dificuldade de se abrir uma empresa, entre outras questões complicadas.

Páginas

Subscrever RSS - Marcel Balassiano