Marcel Balassiano

Subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio (SMDUE / SUBDEI) e pesquisador-licenciado do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE). Doutorando (FGV CPDOC), mestre em Economia Empresarial e Finanças (FGV EPGE), mestre em Administração (FGV EBAPE) e bacharel em Economia (FGV EPGE), trabalhou na área de Economia Aplicada do FGV IBRE entre 2013 e 2020 e foi analista macroeconômico na MCM Consultores (2011-12). 

O papel estratégico da Zona Sul do Rio

Zona Sul, com mais de 20 mil empresas e mais de 250 mil trabalhadores, tem arrecadação bilionária de impostos. Entre seus principais setores econômicos estão alojamento e alimentação (hotéis, bares, restaurantes) e comércio.

O Rio de Janeiro, nossa Cidade Maravilhosa, é bem heterogêneo. Os mais de seis milhões de cariocas, nos diferentes bairros e regiões, moram em uma cidade de contrastes, compartilhando um mesmo espaço, enriquecendo nossa cultura.

Cidade em ordem, economia em crescimento

As fortes relações entre planejamento urbano e desenvolvimento econômico, em especial em cidades, pode ser percebida na Prefeitura do Rio, com a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).

O planejamento urbano é uma das principais ferramentas para garantir e incentivar o crescimento local ordenado e sustentável – tanto do ponto de vista econômico como social – de longo prazo de comunidades, bairros e municípios.

Páginas

Subscrever Marcel Balassiano