Um ano de Blog do IBRE: os artigos mais lidos

18 abr 2018

O Blog do IBRE comemora um ano de seu lançamento e reúne os dez artigos mais lidos para relembrar pesquisadores e convidados que passaram pelo site. O site se propõe a ser um fórum de discussão de alto nível, especialmente de temas brasileiros, mas incluindo tópicos relevantes do cenário global.

Nesse primeiro ano, a discussão com mais destaque no Blog do IBRE foi a da Nova Matriz Econômica, dominando o ranking dos dez artigos mais lidos do ano. Outro destaque foram os colaboradores convidados, como Márcio Holland, responsável pela terceira postagem mais lida do período.

A proposta do blog é prover o IBRE, um dos principais think tanks de política econômica do Brasil, com mais um veículo para transmitir ideias e influenciar o debate público. Exploramos as oportunidades de dialogar com outros textos de pesquisadores e pensadores do Brasil e do mundo, por meio de referências e hiperlinks nos posts publicados.  Assim, usando nosso amplo, diversificado e reconhecido corpo de pesquisadores, além de todo o acervo de dados e conhecimento derivado da área de índices econômicos do Instituto Brasileiro de Economia, o Blog do IBRE tem como meta se tornar um destino preferencial do leitor interessado no melhor do debate econômico nacional e internacional.

Confira as publicações mais acessadas nos últimos doze meses:

1 - "O impacto da nova matriz econômica: resposta a Bráulio Borges" de Samuel Pessoa.

2 - "Impacto dos erros (reais) da Nova Matriz tem sido muito exagerado" de Bráulio Borges.

3 - "A matriz da discórdia: Márcio Holland retoma o debate sobre a NME" de Márcio Holland.

4 - "Carga tributária, dividendos e amnésia seletiva" de Nelson Barbosa.

5 - "O impacto da nova matriz econômica sobre a economia: resposta a Bráulio II" de Samuel Pessoa.

6 - "O impacto da NME: Tréplica (parte I)" de Bráulio Borges.

7 - "Para entender a regra de ouro das finanças públicas" de Manoel Pires.

8 - "O debate econômico não precisa de espantalhos" de Manoel Pires.

9 - "E a contração fiscal é ... contracionista!" de Nelson Barbosa.

10 - "A fundamental reforma da remuneração dos servidores" de Nelson Barbosa.