Serge de Valk

Graduação em ciências sociais pela University College Utrecht e mestrado em ciências políticas pela Universiteit van Amsterdam. Doutorando em economia na FGV-EPGE e com passagem pelo Ibre e Banco Bocom BBM.

É inoportuno reduzir a meta de inflação no contexto atual

Consideramos inoportuno reduzir a meta de inflação no contexto atual.  Em 2018, nós escrevemos um post neste blog argumentando porque achávamos que já era um erro diminuir mais a meta de inflação naquela ocasião. O artigo foi publicado em meio a um debate acadêmico sobre a conveniência de redução da meta de inflação em um momento de deterioração das contas públicas, contexto semelhante ao que acontece agora.

Índice IFec-RJ: um termômetro do ambiente econômico do Rio

Anunciamos recentemente uma parceria entre IFec-RJ[1] e FGV IBRE para o desenvolvimento de um índice para o ambiente econômico do Rio de Janeiro. O índice tem como objetivo principal sinalizar com a menor defasagem possível mudanças no ambiente econômico do estado para auxiliar agentes públicos e privados nas suas tomadas de decisão.

Nowcasting e o acompanhamento da atividade econômica em tempo real

O PIB é uma das variáveis mais importantes para as decisões de políticas monetárias e investimentos, porém demora cerca de 60 dias para ser divulgado a partir da data de fechamento do trimestre. De modo geral, muitas variáveis não estão disponíveis em tempo real para auxiliar os agentes econômicos em suas decisões. Por isso, sabe-se que existe uma demanda para previsões de variáveis para o mês e trimestre correntes e seguintes.

Subscrever Serge de Valk