Índice IFec RJ: um termômetro do setor de serviços do Rio de Janeiro

23 mai 2019

As pessoas, quando querem saber sobre o tempo, olham a previsão de chuva e de temperatura. Ora, sabemos que existem muito mais variáveis para avaliar as condições meteorológicas. Porém, verificar tais índices demanda tempo e interpretá-los pode requerer um conhecimento específico.

A mesma coisa vale para a economia. Quando pessoas querem se informar sobre o ambiente econômico, elas olham, de modo geral, o produto interno bruto (PIB). No caso mais específico do Rio, pessoas poderiam olhar a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) ou talvez o IBCR-RJ do Banco Central. Porém, existem muito mais séries informativas que ajudam a entender o ambiente econômico do Rio. Focar em uma variável específica abre a porta para incorporar ruído na análise do ambiente, pois a variável considerada talvez não representa o esperado ou sofre de erros de mensuração.

Dada a tendência de as pessoas olharem um termômetro para avaliar o ambiente econômico, a FGV IBRE desenvolveu junto com o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) um índice com as propriedades desejadas de um termômetro: o índice que sintetiza informações econômicas relevantes e é divulgado mensalmente com somente um dia útil de defasagem. Esse novo índice, o índice IFec RJ*, usa as informações contidas em 51 variáveis econômicas do Rio de Janeiro para capturar o ambiente do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Um exemplo específico do perigo de olhar somente a PMS para avaliar o ambiente econômico do setor no Rio pode ser ilustrada pelo período das olimpíadas. Durante esse período, as vendas do setor de serviços tiveram uma melhoria que poderia ter indicado uma saída do fundo do poço para o setor. Porém, a história mostrou que isso era artificial. Usando as informações de outras fontes, o índice IFec RJ mostrou esse cenário já durante as olimpíadas. E para o estatístico cético, fizemos testes replicando condições reais (Pseudo real-time) e a conclusão não se alterou.

Figura  SEQ Figura \* ARABIC 1: o índice IFec RJ

O índice IFec RJ foi oficialmente divulgado no dia 8 de maio e estará disponível para consulta em junho. Ele será uma importante ferramenta para todos aqueles que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido. Para formuladores de políticas públicas, o índice ajudará a adequá-las ao ambiente econômico. Já para o setor privado, ele fornece um instrumento relevante para fundamentar tomadas de decisão.

*Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio RJ