Mercados e Inflação

Mais surpresas positivas na desinflação americana

20 jun 2023

Desinflação dos serviços que excluem aluguéis e contas de energia elétrica e expectativa de inflação 12 meses à frente da prévia da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan ampliam chance de pouso suave.

No último dia 13 foi divulgado a inflação ao consumidor nos EUA. Trata-se do consumer price index (CPI) o equivalente ao IPCA. O Banco Central americano emprega, para operar o regime de metas de inflação, outro índice de preços. O Fed considera o núcleo por exclusão do deflator implícito do consumo das contas nacionais, conhecido por núcleo do PCE. Ainda não temos a divulgação para maio. Retornando ao CPI, um componente em particular chamou muito a atenção de todos. Houve forte desinflação dos serviços que excluem aluguéis e a conta de energia elétrica.

O gráfico acima apresenta a evolução dos serviços que excluem aluguéis e o custo da conta de energia. Em azul lê-se a inflação acumulada em 12 meses e em amarelo a média móvel trimestral anualizada com ajuste sazonal. Se a desinflação dos serviços que excluem aluguéis e a conta de energia se materializar no PCE, teremos um forte sinal de que a desinflação avança em um item que responde ao ciclo econômico. E, nesse caso, um cenário de pouso suave ou algo próximo – isto é, uma desinflação sem a necessidade de elevação da taxa de desemprego – pode ocorrer.

Também tivemos recentemente a divulgação da expectativa da inflação 12 meses à frente da prévia da pesquisa de confiança do consumidor da universidade de Michigan. Houve forte surpresa positiva com a divulgação. A expectativa da inflação 12 meses à frente rodou em maio a 3,3%. O gráfico abaixo apresenta a evolução dessa estatística.

Se olharmos a história da série fica claro que inflação na casa de 2% ao ano corresponde a uma expectativa do consumidor na casa de 3%. Ou seja, 3,3% de expectativa de consumidor para a inflação 12 meses à frente é praticamente ancoragem das expectativas em 2%!

Se a divulgação definitiva da expectativa de inflação confirmar valores tão baixos teremos mais um dado na direção de um cenário de pouso suave para a inflação americana.

vAs opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV