Cenários

Dados do 3º trimestre confirmam nosso cenário de atividade mais fraca no 2º semestre

25 nov 2025

Serviços apresentaram números sólidos em setembro, com crescimento de 3,1% AsA (0,9% TsT). Embora tenha havido leve desaceleração em relação ao segundo trimestre (1,2% TsT), setor continua oferecendo suporte à atividade econômica para 25T3.

Os dados do terceiro trimestre confirmaram a perda de ritmo da atividade econômica, com resultados mais moderados entre os principais setores. A indústria praticamente se estabilizou, avançando apenas 0,1% TsT (0,5% AsA), enquanto o comércio apresentou desempenho fraco: o varejo ampliado recuou 1,2% AsA (0,2% TsT) e, embora o varejo restrito tenha crescido 0,8% AsA, o trimestre ainda terminou com queda na margem (-0,4% TsT). Em contraste, os serviços preservaram maior dinamismo, crescendo 0,9% TsT (3,1% AsA) e contribuindo para sustentar a atividade no período. Entre os indicadores agregados, o IBC-Br registrou retração de 0,9% TsT (1,1% AsA), reforçando o cenário de desaceleração. À luz desses resultados, principalmente em relação ao desempenho da indústria de transformação, reduzimos ligeiramente para baixo a projeção do PIB de 25T3: estimamos alta de 0,1% TsT (1,6% AsA), mantendo o crescimento anual em 2%. No conjunto, os dados seguem apontando para uma desaceleração gradual ao longo do segundo semestre, ainda consistente com o cenário previamente esperado, apesar da resiliência do setor de serviços.

Clique aqui para ler a versão completa do texto complementar ao Boletim Macro IBRE de novembro/2025


As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Ensino