Boletim Macro: Greve, eleições e ambiente externo: acumulam-se os riscos para a atividade econômica

25/06/2018

O título do último boletim foi “Choque externo e incerteza eleitoral arrefecem retomada econômica”. Poderia perfeitamente ter sido também o deste boletim, pois de lá para cá esses riscos apenas se agravaram. Desde abril, o cenário internacional tornou-se mais desafiador para as economias emergentes, com a elevação da curva de juros dos EUA, a valorização do dólar, a elevação dos indicadores de risco mundial e a saída de recursos dos mercados emergentes.

Além disso, tensões geopolíticas e comerciais também entraram no radar dos investidores. Hoje não é possível descartar uma forte desaceleração no crescimento do comércio internacional. Depois de criar barreiras às importações de produtos de menor peso vindo de países relativamente pouco importantes nos fluxos globais de comércio, como o Brasil, os EUA iniciaram disputas com grandes parceiros, como a União Europeia, a China e seus parceiros do NAFTA. A disputa comercial entre os EUA e a China, em especial, é um fator que tem alimentado as oscilações de mercado, e continua sendo um risco relevante. Veja a edição de junho do Boletim Macro.