Macroeconomia

Cadastro ‘impositivo’ começa a valer

11 jul 2019

Começou a valer na prática nessa terça-feira (9) o cadastro positivo obrigatório, com a inclusão de informações de pagamentos de todos os consumidores. As instituições financeiras, varejistas e prestadoras de serviços de energia, telecomunicações, gás, entre outras, terão um mês para enviar informações dos consumidores sobre os pagamentos feitos.

A partir do envio dos dados dos “bons pagadores” às empresas de cadastro, os consumidores serão informados em um mês, sobre a inclusão de seus nomes e terão a possibilidade de recusar a adesão. O nome do consumidor terá de ser excluído do cadastro em até 10 dias após a solicitação. É importante também ficar atento para pedir a correção de dados errados.

Todo o histórico de pagamentos estará no cadastro, mas o compartilhamento das informações com o mercado só poderá ocorrer após 60 dias da inclusão. Constarão a data do início da dívida, o valor das prestações com datas de vencimento, e quando o valor foi pago.

Apesar de ter sido mantido o direito à informação e o de escolha para quem não deseja ter suas informações pessoais e financeiras compartilhadas, o temor é de que haja abuso, com o uso indevido de dados sobre nossa vida financeira, com avalanche de ofertas que não nos interessem.

Agora veremos na prática se o acesso ao histórico de crédito dos bons pagadores reduzirá o custo do crédito e vai se refletir nas taxas de juros, como prometia o mercado financeiro. É esperar para ver e cobrar!


Este post é uma cópia do artigo publicado no blog do autor no portal do Estadão.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 

 

 

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.