Claudio Considera

Doutor em Economia (UFF), mestre em Economia (UnB), pós-graduado em Análise Econômica (CENDEC/IPEA) e graduado em Economia (UFF). Foi chefe das Contas Nacionais do IBGE (1986-1992), Diretor do IPEA (1992-1998) e Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (1999-2002). Atualmente coordena o Núcleo de Contas Nacionais (NCN) da FGV IBRE, sendo um dos autores do Monitor do PIB-FGV e do IAE-FGV.

Quase um ano e meio de pandemia: capital humano perdido com a covid no Brasil, RJ e SP

560 mil vidas e 14,4 bilhões de reais perdidos em quase ano e meio de pandemia. Muitas dessas pessoas poderiam continuar conosco caso tivessem sido mais bem informadas, se alertadas através de campanhas sobre os cuidados a serem tomados e da virulência dessa doença.

Um ano de pandemia: capital humano perdido com a Covid no Brasil, Rio e São Paulo

Qual o valor de cada vida perdida na pandemia? Além do sofrimento das famílias, a economia perde em contribuição produtiva e transmissão de conhecimento. Nesse artigo, calculamos de forma preliminar o valor econômico dessas perdas no Brasil, Rio e São Paulo (estados).

O hiato do produto de 2020

Introdução

Neste texto foram atualizadas as informações referentes aos hiatos do PIB, da indústria (extrativa mineral e transformação) e dos serviços (comércio, transportes, serviços de informação e outros serviços). Para as três atividades, o hiato reduziu-se, diminuindo assim a capacidade ociosa para -3,8%, no caso do PIB; -4,9%, para a indústria; e -2%, para serviços.

Páginas

Subscrever RSS - Claudio Considera