E em setembro, como foi? Câmbio e fatores doméstico e externo

3 out 2018

Após a publicação mais recente do nosso exercício de decomposição do movimento cambial (seção em Foco do Boletim Macro de setembro/2018), uma pergunta recorrente foi se o resultado obtido – o grosso do movimento da taxa de câmbio em 2018 veio do mundo – teria se mantido no último mês.

As razões por trás dessa contestação são bastante boas. Apesar do cenário internacional continuar sendo muito instável (Itália, Argentina, guerra comercial, Brexit e preço do petróleo estão aí para nos lembrar disso), a sensação recente foi de relativa estabilização – não exatamente melhora, mas ao menos de uma interrupção da acentuada piora observada no decorrer de agosto.

Já na seara doméstica, ao já conturbado processo pré-eleitoral se juntou o atentado contra Jair Bolsonaro na primeira semana do mês. Uma campanha que já desafiava todos os cientistas políticos se tornou completamente sui generis: o primeiro colocado nas pesquisas se retirou de cena, seus adversários perderam a janela de oportunidade para sua desconstrução, houve atos a favor e contra o candidato espalhados pelo país e, depois disso tudo, ele acabou avançando ainda mais nas pesquisas – a ponto inclusive de se discutir a probabilidade (pequena) do pleito ser decidido ainda no primeiro turno.

Por fim, o diferencial de juros mostrou tendência declinante durante todo esse período, mais intensa na segunda metade do mês do que na primeira – e, depois de muito tempo, incorporando também algum avanço das taxas de juros internacionais.

Deixando de lado os pormenores do modelo (que já foram discutidos outras vezes), vamos partir aos dados e às estimativas. Da combinação dos modelos para o Real e para o prêmio de risco brasileiro extraímos a participação dos fatores externos (o dólar no mundo, os preços de commodities, os juros longos americanos e a componente internacional do risco-país[1]), do diferencial de juros de 1 ano (a diferença entre juros brasileiros e americanos[2]) e de fatores internos (a parcela residual do risco-Brasil, não explicada por fundamentos internacionais[3]) para os movimentos da taxa de câmbio durante o mês de setembro.

As cotações da moeda e de cada variável relevante podem ser observadas na tabela a seguir. Partindo de R$ 4,06/US$ no dia 31 de agosto, a moeda se enfraqueceu até R$ 4,21/US$ no dia 13 de setembro – a cotação mais fraca desde 1994. Desde então, a tendência foi de fortalecimento até R$ 4,05/US$ no dia 28 de setembro. Ponta a ponta, parece que nada ocorreu; mas o mês foi bastante movimentado...

COTAÇÕES RELEVANTES PARA O EXERCÍCIO

2.78%

0.07

0.05

Apesar da estabilidade da moeda no “ponta a ponta”, os fundamentos tiveram dinâmicas bastante distintas durante o mês. Do lado favorável à apreciação da moeda, observamos recuo importante do risco-país (mais intenso na segunda metade do mês do que na primeira) em paralelo à diminuição do risco emergente (novamente, mais intensa na segunda sub amostra) – sugerindo que parte importante dessa descompressão “veio de fora”. Já do lado desfavorável à moeda, juros longos americanos abriram (de forma homogênea no mês) e o diferencial de juros recuou (especialmente na segundo quinzena do mês). DXY e CRB oscilaram sem tendência definida. Nossa avaliação da contribuição de cada componente para o comportamento do Real pode ser observada na tabela a seguir.

DECOMPONDO A ALTERAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO

100.0

-3.72

100.0

Na primeira semana do mês, fatores externos foram os principais responsáveis pelo enfraquecimento da moeda, que ocorreu a despeito do recuo do risco país. Diferencial de juros foi fator a impulsionar esse movimento, sendo quase perfeitamente compensado por uma melhora nos fatores domésticos (residuais). Já na segunda metade do mês, a conclusão se manteve em direção oposta: o fortalecimento foi mais do que motivado pelo mundo, sendo parcialmente compensado por recuo adicional do diferencial de juros e reversão do quadro doméstico.

Dessa forma, manteve-se em setembro a conclusão geral que foi obtida no Boletim Macro – os movimentos da moeda continuam sendo motivados pelo mundo, e, mais interessante, isso se aplica tanto ao enfraquecimento como ao fortalecimento do Real. Cabe destacar, no entanto, que a dinâmica eleitoral parece ter pesado na segunda quinzena do mês, com a componente doméstica operando no sentido de depreciar a nossa moeda. Isso posto, voltamos à conclusão do texto anterior: a discussão relevante não é se as eleições “entrarão nos preços”, mas de que forma isso irá interagir com o ambiente externo e com o diferencial de juros – tudo em constante mutação nesse cenário tão incerto.

[1] Medidos respectivamente pelo DXY, pelo CRB, pela Treasury de 10 anos e pela regressão do CDS Brasil de 10 anos no DXY, no CRB, na Treasury de 10 anos e em uma métrica de risco emergente (BofA High Yield Emerging Markets spread)

[2] Swap pré-DI  de 360 dias subtraído da Treasury de 1 ano.

[3] Ou seja, a parcela do movimento do CDS não explicado pela regressão deste em fundamentos externos (e em sua própria defasagem).