Livio Ribeiro

Pesquisador associado do FGV/IBRE e sócio da BRCG, especializado em China, economia internacional, países emergentes e setor externo brasileiro. Além disso, é consultor em macroeconomia e em avaliação de políticas públicas, com projetos tanto no Brasil como no exterior. Mestre em economia pela PUC-Rio, possui publicações nas áreas de comércio exterior, economia internacional, finanças públicas, economia do tabaco e relações sino-brasileiras.

 

China: 2020 de novo?

2º tri/22 na China será trimestre perdido em termos de crescimento. Já há projeções de contração interanual do PIB, o ainda vemos como exagero. Revisamos o crescimento interanual do PIB do 2º trimestre para somente +0,2%, reduzindo a projeção de crescimento de 2022 para +4,3%.

Taxa de câmbio e diferencial de juros: indo além das visões parciais

A crença de que um aumento do diferencial de juros implica, necessariamente, uma apreciação da taxa de câmbio é uma visão parcial e ingênua do fenômeno de determinação da cotação da moeda. Extensões triviais do arcabouço da paridade descoberta da taxa de juros ou observações mais cuidadosas da relação entre a taxa de câmbio e os seus determinantes deixam claro que essa discussão vai muito além do diferencial de juros.

Páginas

Subscrever RSS - Livio Ribeiro