Macroeconomia

Expansão do Auxílio Brasil gera empregos e reduz participação dos mais jovens

27 abr 2023

Regressões com efeitos fixos em nível local mostram que aumento das transferências de renda do Auxílio Brasil levou à alta dos empregos e nenhum efeito na taxa participação, com exceção daquela dos jovens, que foi reduzida.

A participação na força de trabalho representa a população em idade ativa empregada ou em busca ativa de emprego. Fatores que impulsionam a oferta de trabalho incluem opções dentro e fora do mercado de trabalho. Dentro, são fatores como a probabilidade de encontrar emprego e salários mais altos que aumentam a oferta de trabalho. Outros atrativos abrangem qualidade do emprego e condições de trabalho. Já opções externas, ou seja, alternativas à participação no mercado de trabalho, incluem normas sociais, programas de apoio à renda, educação e benefícios de aposentadoria/pensão. A educação pode reduzir temporariamente a oferta de trabalho, mas pode criar uma força de trabalho mais qualificada a longo prazo. As opções de aposentadoria afetam a participação de trabalhadores mais velhos, dependendo do valor do benefício e da acessibilidade das aposentadorias.

A pandemia da COVID-19 causou disrupções significativas nos mercados de trabalho em todo o mundo, afetando a oferta de trabalho, as condições do mercado e levando à expansão dos programas de bem-estar social. O Brasil, desde a pandemia, tem enfrentado desafios significativos em relação à participação na força de trabalho, com os níveis de participação nunca tendo retornado aos patamares anteriores à pandemia,  e estabilizando-se em torno de 1 ponto percentual abaixo dos níveis de 2019.

No final de 2022, a situação piorou ainda mais, com uma diminuição na participação da força de trabalho, impulsionada principalmente pelas coortes mais jovens. Os jovens enfrentam desafios específicos no mercado de trabalho, como falta de experiência, habilidades limitadas e maior vulnerabilidade a flutuações econômicas.


Leia aqui o artigo completo na versão digital do Boletim Macro de abril/2023.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.