Daniel Duque

Daniel Duque é mestre em ciências econômicas na UFRJ e pesquisador do FGV IBRE, na área de Mercado de Trabalho.

Renda do trabalho tem trajetória negativa por categoria ocupacional nos últimos anos, o que é agravado pela pandemia

Com mudanças nos indicadores de renda do IBGE, há hoje dificuldade de realizar análises dessa variável no médio prazo. Com os ajustes necessários, decompõe-se a variação dos rendimentos por efeito nível e composição, expondo trajetória negativa da média por cada grupo ocupacional.

Mercado de trabalho no Brasil ainda continua muito fragilizado: Uma análise a partir dos dados mensalizados da Pnad Contínua

Os eventos associados à pandemia da Covid-19 elevaram de forma extraordinária o nível de incerteza em relação ao desempenho da economia e tiveram impactos negativos sobre a atividade econômica e em especial sobre o mercado de trabalho brasileiro.

Os impactos distributivos da pandemia sobre os municípios brasileiros e o papel da infraestrutura hospitalar

Nos últimos meses, o Brasil passou por um de seus mais dolorosos momentos desde o início da pandemia do Covid-19, com aumento vertiginoso dos casos e óbitos relacionados à pandemia. De fato, a chamada segunda onda – ainda que o Brasil não tenha conseguido controlar a primeira – atingiu fortemente o país, superando os níveis do primeiro pico.

Pobreza e desigualdade aumentam de novo: PNAD Covid mostrou impacto do Auxilio Emergencial nos indicadores sociais

A PNAD Covid-19 chegou a sua última edição, referente a novembro deste ano. Com ela, é possível avaliar como se comportaram os rendimentos da população ao longo da pandemia – que, infelizmente, está chegando à sua segunda onda no Brasil.

Mercado de trabalho no Brasil: situação atual e desafios para o futuro

Diante da escalada dos eventos nos últimos meses associados à pandemia do coronavírus, o nível de incerteza em relação ao desempenho da economia brasileira tem se elevado de forma extraordinária e irá gerar grandes distorções no país, em especial no mercado de trabalho. Desse modo, faz-se necessário, mais do que nunca, a análise de pesquisas de alta frequência, de modo a ter estimativas mais precisas do impacto da crise ao longo dos últimos meses.

Mercado de trabalho no Brasil: Uma análise a partir dos dados mensalizados da Pnad Contínua.

Temos publicado mensalmente neste espaço artigos falando sobre os severos impactos da pandemia do coronavírus, que elevou de forma extraordinária a incerteza na economia, gerando grandes distorções no país, em especial no mercado de trabalho.

Evidências da subnotificação de desligamentos do Caged

A pandemia teve um grande impacto sobre o mercado de trabalho, mas também introduziu grandes dúvidas sobre a análise relacionada a este, principalmente no período de recuperação. Em relação ao Caged, por exemplo, para o qual empresas registram admissões e desligamentos de empregos com carteira assinada, o Gráfico abaixo mostra que, após acumular uma redução de quase 1,5 milhão de vagas com carteira assinada entre março e junho, o Caged registrou saldo positivo de mais de 150 mil em julho e agosto.

Páginas

Subscrever RSS - Daniel Duque