Cenários

Incerteza econômica volta a disparar no mundo, e no Brasil se mantém moderadamente elevada

28 jul 2022

Guerra da Ucrânia e consequentes problemas em cadeias globais elevaram risco de estagflação mundial. No Brasil, fatores de curto prazo seguram disparada da incerteza, mas economia e política podem complicar o quadro.

Ao longo do primeiro semestre de 2022, o nível do Indicador de Incerteza Brasil (IIE-Br) do FGV IBRE flutuou em torno de 117 pontos, nível historicamente elevado. Em abril, o indicador havia chegado a esboçar uma promissora queda, ao alcançar 114,9 pts., o menor nível desde janeiro de 2020 (112,9 pts.), período anterior à pandemia de Covid-19 no país. Naquele momento, o IIE-Br refletia a sensação de controle da pandemia e uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial do conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro deste ano, sobre a economia brasileira. Em maio e junho, no entanto, o nível de incerteza voltaria a subir refletindo, principalmente, a alta dos preços, que vem se mostrando bastante disseminada e persistente no Brasil e na maioria dos países.

Gráfico 1 – Indicador de Incerteza Econômica – Brasil

Fonte: FGV IBRE. Elaboração: Autora.

Através de uma nuvem de palavras gerada a partir do componente de Mídia do IIE-Br, é possível destacar a inflação como principal tema nas notícias classificadas como sinalizadoras de incerteza econômica.

Gráfico 2 – Nuvem de termos com base nas notícias classificadas como sinalizadoras de incerteza econômica – Junho de 2022

Fonte: FGV IBRE. Elaboração: Autora.

Na comparação mundial, com dados disponíveis até maio de 2022, o Brasil ocupa a décima primeira posição de um ranking de 21 países, sendo o último país da lista a registrar nível desconfortável de incerteza (acima dos 110 pontos). Na maioria dos países da lista, a incerteza vem pressionada por fatores como a inflação, tensões nas cadeias de suprimento globais, as consequências da prolongada guerra no Leste Europeu ou alguma combinação destes três fatores. A intensidade com que esses temas são percebidos, concomitante ao temor de desaceleração econômica nos próximos trimestres é o que, principalmente, separa os dois grupos.

Gráfico 3 – Ranking de Incerteza, por país, em Maio de 2022, em pontos

*Incerteza medida pelo componente Mídia do IIE-Br FGV, possibilitando a comparação mundial Índices padronizados para refletirem média 100 e desvio 10 entre jan/2006 e dez/2015
Fonte: Economic Policy Uncertainty Project (EPUP) e FGV IBRE. Elaboração: Autora.

A invasão russa à Ucrânia elevou os riscos geopolíticos e piorou a questão das cadeias de produção, já desbalanceadas por conta da pandemia. A Rússia, um dos principais países exportadores de gás natural, tem realizado cortes de entregas para diversos países e elevado o preço do produto. Como cerca de 40% do gás natural importado pela Europa sai da Rússia, a forte dependência obriga os países deste continente a consumi-lo, enquanto intensificam as sanções financeiras contra Moscou. Com este desenho, diversos países da Europa viram seus níveis de incerteza subirem fortemente no primeiro semestre do ano e alcançarem níveis recordes.

Referências:

OECD Economic Outlook, Volume 2022 Issue 1: Preliminary version
BP, 2021
IMF, 2022

Leia aqui o artigo completo na versão digital do Boletim Macro de junho/2022

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva da autora, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.