Cenários

As incertezas inerentes ao cálculo das estimativas do hiato do produto

24 out 2025

Para ilustrar a necessidade de cautela, um fato que chama atenção é que, nos últimos seis Relatórios de Política Monetária do Banco Central, houve sistematicamente revisões para cima da estimativa do hiato em toda a sua trajetória recente.

O hiato do produto é uma variável fundamental para a condução da política monetária, pois sinaliza se a atividade está gerando pressões inflacionárias ou desinflacionárias na economia. Ele é calculado como a diferença entre os níveis de PIB efetivo e do produto potencial, que é uma variável não observada. Consequentemente, para obtermos o hiato do produto é necessário estimar o produto potencial através de modelos econométricos. Na literatura, há diversas abordagens e isso acarreta elevada incerteza nos resultados estimados.

Em particular, o Banco Central (BC), em seus Relatórios de Política Monetária (RPM), apresenta diversas metodologias utilizadas para avaliação do estado da economia. Todas as medidas avaliadas estão disponíveis nos Boxes dos RPM de junho de 2024 e de junho de 2025.[1]    

Em particular, consta do RPM de junho de 25: “O Banco Central do Brasil (BC) estima o hiato do produto utilizando diferentes metodologias a fim de obter uma melhor dimensão da incerteza envolvida. Os resultados são passíveis de revisão à medida que novas informações estejam disponíveis, por exemplo, por meio da alteração do tamanho da amostra ou mesmo a revisão de dados passados. Este boxe apresenta uma atualização das diversas estimativas de hiato do produto para a economia brasileira utilizando as metodologias previamente aplicadas e classificadas em dois grupos: hiatos univariados estatísticos e hiatos multivariados.”

Leia aqui o texto completo.

 

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva da autora, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.

 

[1] https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202406/ri202406b10p.pdf e https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202506/rpm202506b8p.pdf.

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Ensino