Taxa de mal estar econômico bate novo recorde no Brasil

4 ago 2021

Brasil ingressou, em abril de 2021, em território de recorde histórico no ‘índice de mal estar’, que combina desemprego e inflação. Para os próximos meses,  expectativa é de novas altas da inflação e de manutenção do elevado desemprego, devido à maior taxa de participação.

O Brasil se vê atualmente em momento econômico delicado. Apesar da recuperação rápida do PIB, choques de oferta têm elevado à inflação, enquanto o mercado de trabalho continua a mostrar, apesar do crescimento recente do emprego, uma alta taxa de desemprego. No gráfico abaixo, nota-se o padrão discrepante da relação entre desocupação e crescimento do PIB no ano de 2020. No primeiro trimestre de 2021, apesar de um crescimento trimestral de 1,2% do PIB, a taxa de desemprego se manteve estável.

Fonte: Elaboração Própria com dados do IBGE.

Em post recente neste Blog, mostrei, com João Santos Sousa e João Victor Duarte, que o Brasil se encontra em situação internacionalmente desfavorável no índice de mal estar, que combina inflação e desemprego. Considerando o primeiro trimestre de 2021, o Brasil perde apenas para a Turquia na OCDE em relação ao nível do indicador.

Em termos mensais, o índice de mal estar, até recentemente, tinha como máxima o mês de agosto de 2016, momento no qual a desocupação tinha chegado a um altíssimo nível, e a inflação em 12 meses apenas começava a ceder. No entanto, nos períodos mais recentes da pandemia, após a nova elevação da desocupação ocorrida no ano passado, junto à aceleração recente da inflação, o país registrou um novo recorde no indicador a partir de abril de 2021, continuando a aumentar no mês seguinte, como mostra o gráfico abaixo.

Fonte: Elaboração própria com dados do IBGE; mensalização da taxa de desemprego usando metodologia desenvolvida pelo Banco Central.

As perspectivas para os próximos meses, adicionalmente, não são favoráveis. A taxa de desemprego, apesar da recuperação do nível de ocupação ocorrendo desde o final do ano passado, deve se manter pressionada por uma taxa de participação em alta – e ainda assim muito inferior ao nível pré pandemia, como mostra o gráfico abaixo.

No caso da inflação, o aumento de preços tem sofrido aceleração devido aos alimentos e administrados, influenciados pela alta internacional das commodities sem compensação na taxa de câmbio. Enquanto, tomando-se a expectativa do IPCA para os próximos 12 meses, no início de abril havia expectativa de convergência para a meta estabelecida pelo Banco Central, nos meses seguintes o mercado passou a esperar inflação acima desse nível.

Fonte: Banco Central

Desse modo, o Brasil não apenas se encontra em posição desfavorável no índice de mal estar, mas também ultrapassou seu recorde histórico anterior. Para piorar, as tendências recentes são de alta de preços e manutenção de um alto nível de desemprego nos próximos meses, devido ao retorno de trabalhadores que, até recentemente, estavam fora da força de trabalho.