Edson Daniel Gonçalves

Doutor e mestre em Economia pela FGV EPGE. Pesquisador Sênior do FGV CERI e Professor da EPGE e EBAPE.

Nova era do saneamento à vista (apesar dos percalços)

O dia 30 de setembro de 2020 é um dia histórico para o setor de saneamento brasileiro. Nesta data foi realizado o primeiro leilão de uma modelagem de concessão dos serviços de saneamento feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) – a da Região Metropolitana de Maceió/AL (RMM). Pelo que parece, foi um sucesso. A expectativa é que este tenha sido o primeiro de muitos leilões de saneamento que estão por vir.

Inovações e desafios na privatização da CEDAE

No dia 09/06 foi iniciada a consulta pública[1] dos documentos com a proposta de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Em resumo, propõe-se que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos 64 municípios fluminenses nos quais a CEDAE atua hoje sejam licitados em quatro blocos.

A urgência do saneamento: Bill e Melinda Gates Foundation e Prêmio Nobel de Economia 2019

Em documentário recente, Bill Gates reporta seus esforços a frente da Bill and Melinda Gates Foundation para atacar um tema antigo e de grande impacto sobre saúde: a falta de saneamento. O primeiro episódio apresenta Bill e Melinda Gates inconformados com os dados relativos à falta de saneamento e mortalidade infantil.

Subscrever Edson Daniel Gonçalves