Macroeconomia

Manifesto por um debate construtivo sobre o teto e as regras fiscais brasileiras

18 ago 2020

Um grupo bastante extenso de economistas assinou uma espécie de manifesto publicado na Folha de São Paulo no último final de semana com o sugestivo título de “É preciso rebaixar o piso de gastos para que o teto não colapse”. O texto é muito bem redigido e apresenta vários argumentos em defesa do teto de gastos criado pela EC 95/2016, que passou a vigorar a partir de 2017 (e até 2026 com o atual indexador).

Um bom argumento colocado no texto, ainda que claramente exagerado, aponta que “(...) somente (grifo meu) a perspectiva do retorno ao teto a partir de 2021 é que permitiu a operação simultânea de expansão temporária dos gastos e prática de juros reais baixos durante a pandemia”. De fato, a figura abaixo, extraída de relatório recente do FMI, revela que o tamanho do pacote de suporte fiscal brasileiro foi muito maior do que o espaço fiscal existente no final de 2019 sugeria ser possível[1].

Contudo, não é possível ser tão assertivo (“somente”), uma vez que não sabemos muito bem se as expectativas do mercado passaram a considerar algum aumento de carga tributária recorrente e/ou receitas atípicas adicionais (primárias e financeiras) para equacionar o forte aumento da dívida que será observado neste ano, dentre outras combinações possíveis de trajetórias de gastos e receitas que eventualmente gerem convergência da dívida pública (aqui um exercício recente que preparei para o Observatório de Política Fiscal do IBRE mostrando que algum teto para a despesa – não necessariamente o atual – combinado a aumentos de carga e/ou reformas econômicas que impulsionem o PIB potencial e/ou queda do juro neutro global podem gerar forte redução do endividamento público brasileiro, em alguns casos até mais acentuada do que sob o atual teto).

Ademais, os juros reais baixos aqui dentro também refletem a combinação de uma posição das contas externas brasileiras bastante robusta (ver o heat map abaixo), uma economia operando muito aquém do pleno-emprego desde 2016 (e com excesso de ociosidade ainda maior a partir de março deste ano) e a expressiva adrenalina monetária adicional introduzida e sinalizada pelos principais bancos centrais globais ao longo deste ano de 2020.

Vale destacar, ainda, que nossa situação fiscal prévia à crise atual, ainda que bastante frágil em termos de estoques, é menos frágil do que o sugerido pelos dados de endividamento bruto utilizados pelo FMI e pela The Economist para realizar as análises de vulnerabilidade fiscal ilustradas acima. Como tenho argumentado pelo menos desde 2017, o conceito relevante para se aquilatar a solvência fiscal em economias emergentes é algum critério de dívida líquida – e a distância do Brasil em relação a alguns peers se reduz consideravelmente quando se observa o endividamento líquido (ver figura abaixo). É digno de nota o fato de que o presidente do BCB, Roberto Campos Neto, passou a enfatizar isso há alguns meses, muito embora o “mercado” siga viciado em olhar basicamente para a dívida bruta.

Voltando ao texto-manifesto, os signatários reiteram a necessidade de aprovação de algumas medidas/reformas fiscais para viabilizar o cumprimento do teto nos próximos anos, como as PECs “Emergencial” e do “Pacto Federativo” (as quais foram propostas no final do ano passado pelo Executivo).

Um detalhe importante, não mencionado no manifesto: a PEC “Emergencial”, na prática, corrige um “defeito de fabricação” relevante da EC 95/2016, ao viabilizar o acionamento de alguns dos chamados gatilhos antes que a despesa primária da União sujeita ao teto ultrapasse o limite numérico (e não somente após essa ultrapassagem – algo que é praticamente impossível de acontecer, já que o Orçamento não pode ser preparado prevendo o descumprimento do teto). A PEC Emergencial também propõe a criação de um novo instrumento de gestão fiscal: a redução da jornada de trabalho dos servidores ativos em até 25%, com redução proporcional dos vencimentos (constitucionalizando algo que foi previsto pela LRF, em 2000, mas que vinha sendo alvo de questionamentos na Justiça desde então, com o STF decidindo recentemente, em junho deste ano, pela inconstitucionalidade desse tipo de ajuste).

O principal problema desse manifesto, contudo, é que ele peca pela omissão, ao não mencionar em nenhum momento os problemas do atual teto. E alguns desses problemas já são conhecidos há longa data: eu e vários outros colegas temos demonstrado com diversas simulações, desde 2016, que o atual teto de gastos é infactível até 2026, mesmo que várias reformas relevantes na despesa obrigatória sejam aprovadas nos próximos anos.

Uma resposta recente do Ministério da Economia ao requerimento de informações 1031/2019, do senador José Serra, atesta essa não factibilidade de forma “oficial”, como destaquei em texto recente no Observatório de Política Fiscal do IBRE/FGV. O exercício do ME aponta que, mesmo levando em conta os efeitos da reforma previdenciária aprovada no ano passado, o congelamento real do salário-mínimo até 2026 (por praticamente uma década), o congelamento nominal das despesas com funcionalismo (que reduziria essa despesa da faixa de 4% a 4,5% do PIB observada nas últimas duas décadas para 2,9% em 2026) e, ainda, os efeitos do novo instrumento de gestão fiscal proposto pela PEC 186, o atual teto somente seria cumprido com a despesa discricionária passando de 2,3% do PIB em 2019 para 1% em 2026 (e com os investimentos/inversões financeiras, um subconjunto desse agrupamento, caindo de 0,8% para 0,2% do PIB nesse ínterim).

É importante notar que essa mudança de composição do gasto induzida por uma regra de teto para o total das despesas, com o investimento público sendo o grande “perdedor”, é algo que já se conhecia pelo menos desde 2015, como revela o estudo Expenditure Rules: Effective Tools for Sound Fiscal Policy?”, de alguns economistas do FMI. E essa compressão do investimento público, além de estar gerando uma redução do ativo imobilizado governamental (já que desde 2015 os investimentos não cobrem a depreciação do estoque pré-existente), é contraproducente do ponto de vista das propriedades cíclicas dessa regra fiscal: são vários os estudos que apontam que o multiplicador dos gastos de investimento é tipicamente superior a 1 (sobretudo nos países em que o estoque de capital público inicial é mais baixo, como é o caso do Brasil), em contraste com o efeito multiplicador de boa parte das demais despesas primárias.

A chamada “segunda geração de regras fiscais” evoluiu, dentre outros aspectos, justamente na direção de passar a prescrever a incorporação de alguma flexibilidade das metas fiscais em relação ao ciclo econômico, reconhecendo que um dos aspectos desejáveis da política fiscal é que ela seja anti-cíclica em todos os estágios do ciclo (algo que também tende a reforçar a própria solvência fiscal, ao minimizar a ocorrência de ciclos do tipo boom-bust em países emergentes muito dependentes das oscilações globais do comércio, fluxos de capitais, juros e preços de commodities).

Por mais que exista espaço para elevar a produtividade da despesa pública no Brasil, inclusive dos gastos com investimentos - como muitos economistas argumentam corretamente -, isso não será obtido pura e simplesmente pelo método “starve the beast” e muito menos por uma regra fiscal que não permite um planejamento e execução plurianual dessas despesas (as quais muitas vezes ultrapassam o ano-calendário). Obras que se iniciam em um ano e são paralisadas no período seguinte por conta de contingenciamentos/remanejamentos reduzem a produtividade do gasto público com investimentos em ativos fixos, gerando desperdício de recursos da sociedade (tanto quanto investimentos ruins ou mal planejados).

Outro problema do artigo-manifesto publicado na Folha é que ele joga na mesma “vala comum” aqueles analistas que defendem um aprimoramento do atual teto (e mesmo do arcabouço de regras fiscais brasileiro como um todo) e aqueles que defendem a pura revogação do atual teto, sem colocar nada no lugar. Dito de outro modo: os signatários, na prática, interditam o debate.

Em minha opinião, um debate de alto nível técnico e produtivo sobre esse tema deveria ao menos reconhecer que a atual regra do teto, além dos vários aspectos favoráveis, também tem vários problemas de desenho e calibragem. Com efeito, há bastante espaço para melhorá-la, de modo a balancear melhor os objetivos de factibilidade, flexibilidade e garantia da solvência fiscal no médio e longo prazo. Cumpre assinalar que um ótimo ponto de partida para discutir a reforma do atual teto já existe desde o final de 2019: a proposta Giambiagi-Tinoco, que define um novo teto que é factível (sem deixar de ser rigoroso) e que estabelece um subteto para os investimentos públicos. Ademais, os autores propõem que essa eventual alteração comece a valer somente a partir de 2023 (minimizando, assim, a influência do próximo ciclo político-eleitoral no desenho da nova regra).

No mais, como a literatura sobre regras fiscais aponta, um teto de gastos, sozinho, não tem uma conexão muito forte com a solvência fiscal, na medida em que esse tipo de regra não impede reduções de carga tributária e/ou aumentos de várias renúncias fiscais. Nesse contexto, temos que ter um conjunto de regras fiscais associadas a um teto.

Mas as demais regras fiscais brasileiras também são bastante problemáticas... As metas de resultado primário anual das LDOs são altamente pró-cíclicas (em 2021, pela primeira vez, não teremos essa meta, embora ainda recaiam algumas dúvidas legais sobre essa possibilidade). Já a regra de ouro nem controlou a dívida, nem preservou o investimento público e somente passou a ser binding quando o estado de forte desequilíbrio fiscal já estava instalado.

Portanto, para além de um teto reformado, precisamos discutir e implementar outros aprimoramentos em nosso arcabouço de regras fiscais, que sejam altamente complementares entre si, tais como: i) a adoção de metas plurianuais de resultado primário estrutural, bem como instituições fiscais estruturais (a la Chile); ii) a implementação de uma institucionalidade formal de spending reviews periódicos (talvez por meio de um reforço da estrutura da IFI/Senado); iii) a exclusão das receitas de royalties do conceito de Receita Corrente Líquida, utilizado para definir os gastos máximos com pessoal (como previsto hoje pela LRF); iv) a adoção da contabilidade de competência para todas as despesas primárias (reduzindo o espaço para contabilidade criativa e para o “orçamento paralelo” dos restos a pagar); dentre outros.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.


[1] A avaliação do tamanho do “espaço fiscal” disponível pelo FMI tipicamente envolve observar, a cada momento do tempo, as magnitudes da dívida bruta e do déficit nominal (ou seja, estoques e fluxos). Desse modo, quando se diz que o espaço fiscal é exíguo, não é necessariamente por conta de uma restrição financeira dos governos (já que em vários casos eles podem emitir dívida).

Comentários

Marcelo Uchôa
Jose Roberto De...
Vitor

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.