Macroeconomia

Por que não assinei o manifesto “Democracia Sim”

25 set 2018

Este texto é a minha resposta, que quero tornar pública, a um convite para assinar o manifesto “Democracia sim”, que conclama os cidadãos brasileiros a não elegerem Jair Bolsonaro.

Quando recebi o e-mail, minha reação imediata foi a de querer assinar. Li rapidamente o texto e observei a lista de signatários. Conheço algumas pessoas naquela lista. Sinto-me muito à vontade de estar junto delas.

No entanto, alguma coisa me incomodava. Decidi não assinar. Acho que vale a pena compartilhar o motivo.

Nós vivemos um momento difícil. O manifesto tenta traçar uma linha entre o campo democrático e o campo autoritário. A linha deixa Jair Bolsonaro no campo autoritário. Entendo e concordo.

No entanto, achei que a redação do texto não foi suficientemente balanceada. Ela não abarca todos os riscos de deterioração da democracia na atual conjuntura. O PT representa hoje um claro risco à democracia. É da mesma qualidade e da mesma intensidade do risco Jair Bolsonaro? Certamente não. Se for confirmado o segundo turno Haddad versus Bolsonaro, como indicam as atuais pesquisas, vou de Haddad ou votarei nulo.

Mas desconhecer que muita gente boa acha que o PT representa risco real à democracia faz com que o texto seja parcial.

Porém, como abordar essa questão, se é verdade que o PT, nos seus 13 anos de liderança à frente do Executivo nacional, não infringiu a democracia?

Havia uma maneira simples de fazê-lo na passagem do manifesto que se segue: “Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários”. Nesse trecho, deveria haver menção explícita ao caso venezuelano.

Ora, se é chocante o capitão brasileiro (ou o general) negar os crimes da ditadura militar – regime vigente por aqui em outro tempo –, é igualmente chocante as forças petistas negarem a natureza e os crimes da chavismo – regime que vigora atualmente em outro lugar bem próximo e que já nos afeta diretamente. Ou seja, a Venezuela é aqui e agora. Não é o nazismo nem o fascismo, nem mesmo o stalinismo. Mas é algo que está na porta de entrada de nossa casa.

Nos seu período de governo, o PT não tentou, nem de longe, transformar o Brasil numa Venezuela. No entanto, para além do apoio entusiástico do partido brasileiro ao bolivarianismo, a recusa mais recente em aceitar os resultados de processos político-jurídicos ou mesmo puramente jurídicos, como, respectivamente, o impeachment de Dilma e a prisão de Lula, dão substância aos temores de que um governo petista possa cair na tentação de minar a democracia por dentro – não se trata de uma certeza, nem remotamente, mas tampouco é delírio.

Num momento como o atual, a exclusão do caso venezuelano de um documento sobre os riscos à democracia no Brasil não pode ser encarada como um mero lapso. É uma realidade que está muito perto, muito presente, para não constar explicitamente do texto do manifesto.

Minha percepção é de que o grupo que redigiu o texto desejou reduzir o campo das discórdias para aumentar o grau de ecumenismo do manifesto. Ao fazê-lo, deixou a porta aberta para que pessoas que não professam os ideais defendidos no documento a ele façam adesão, impondo custos ao adversário político sem arcar com o custo correspondente.

 

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 

Comentários

fernando
Carlos de Arauj...
Matheus Popst
Marco Aurelio d...
Paulo Gomes de ...
Leandro Amorim
Clodomiro
Luis Felipe Sucupira
Ercilia Lobo
José Carlos Marucci
fernando
Paulo
Maria Helenice
Maria Helenice
Moacir Schmidt
fernando
fernando
JESSEH RODRIGEZ
Márcia Maria Lopes
JOSENILSON GOBIRA
Boa tarde! E esse manifesto de 2022, vamos assinar?

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.