Samuel Pessoa

Samuel de Abreu Pessoa. Físico e professor de economia, é pesquisador do FGV IBRE e sócio diretor do Julius Baer Family Office.

Juros no Brasil: um mesmo sintoma para duas doenças

Juro real alto e sua queda no Brasil nas últimas décadas foram fenômeno cujas causas principais variaram ao longo do tempo: risco país, ciclo internacional e estímulos fiscais e parafiscais. Juro neutro pode voltar a subir se ciclo internacional pressionar com megaestímulos.

A estabilização da economia promovida pelo plano Real foi incompleta. Os juros permaneceram muito elevados.

Com que roupa Lula vai?

Lula recuperou seus direitos políticos. Aquele que provavelmente é o maior líder popular da história muda completamente as peças do jogo. Se já não fosse pouco toda a carga simbólica da biografia de Lula com o tempero do período no cárcere, enfrentado com altivez e galhardia, há a dose adicional de simbolismo com o paralelo com a volta de Getúlio Vargas em 1951.

Brasil gastou mais em 2020 e caiu menos. Em 2021 retoma, mas fica a conta pagar

O ano que se encerrou caracterizou-se pela epidemia e o esforço de reduzir seus impactos sobre a economia e a sociedade. A imprevisibilidade e intensidade do evento fizeram com que os diversos países respondessem de maneira muito diferente. Não houve um padrão claro de política econômica.

Páginas

Subscrever RSS - Samuel Pessoa