Serviços prestados às famílias surpreende positivamente, mas não reverte tendência de desaceleração

O terceiro trimestre de 2025 manteve o sinal de desaceleração da atividade econômica, apesar de alguma recuperação pontual no mês de agosto. Com isso, projetamos PIB de 0,2% TsT +(1,7% AsA) em 25T3, mantendo o crescimento anual este ano em 2%.
O terceiro trimestre seguiu sinalizando perda de dinamismo da atividade econômica, embora agosto tenha mostrado alguma recuperação pontual em parte dos setores. A produção industrial geral cresceu 0,8% MsM (-0,7% AsA), acima das expectativas (+0,5% MsM), interrompendo uma sequência de quatro meses de fraqueza. O resultado foi impulsionado, sobretudo, pelo bom desempenho da indústria extrativa (+4,8% AsA), sustentada pelo aumento da produção de petróleo, enquanto a indústria de transformação apresentou apenas recuperação parcial após sucessivas quedas. O varejo ampliado também registrou alta na margem (+0,9% MsM), mas o avanço refletiu, em grande medida, uma base de comparação deprimida, já que o desempenho interanual permanece negativo (-2,1% AsA). O setor de serviços, por sua vez, acelerou em relação a julho (+1,0% MsM; +2,5% AsA), com crescimento disseminado entre as principais atividades, ainda que sinais recentes indiquem moderação à frente. Os indicadores agregados reforçam a leitura de um quadro de desaceleração gradual. O IBC-Br avançou 0,4% MsM (0,1% AsA), resultado consistente com um ritmo mais moderado de expansão. De forma geral, os dados do bimestre não alteraram de maneira significativa nossa avaliação sobre o cenário econômico. Os sinais de fraqueza da atividade seguem em linha com a expectativa de um segundo semestre mais moderado, ainda que o desempenho dos setores agropecuário e extrativo continue excepcional. Logo, mantivemos a projeção para PIB do terceiro trimestre em 0,2% TsT (1,7% AsA), e para o ano em 2%.
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.










Deixar Comentário