Renata Franco

Impacto da pandemia sobre a vida dos consumidores e expectativa dos empresários de retorno à normalidade

Desde o início da pandemia, através da aplicação de perguntas extraordinárias no âmbito das sondagens, a FGV tem se esforçado para compreender como a pandemia do novo coronavírus tem afetado a vida de consumidores e como as empresas têm se adaptado a esse cenário desafiador, bem como qual a expectativa de ambos para os próximos meses.

Quesitos aos consumidores

Apesar de melhora do NUCI, atividade ainda não dá sinais de retomada consistente

Após atingir o menor valor da série histórica (57,3%), o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor industrial apresentou desempenho favorável em maio. Apesar de doze dos 19 segmentos pesquisados na Sondagem da Indústria exibirem melhora na comparação mensal, o resultado geral ainda não indica retomada consistente do ritmo de produção.

Apesar de esforços do governo, acesso ao crédito pelas empresas continua difícil

Como forma de tentar mitigar os efeitos econômicos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, já no final de março o governo começou a criar medidas para aumentar a disponibilidade de crédito às empresas, principalmente para financiamento da folha de pagamentos e capital de giro.

O que tem influenciado as expectativas industriais?

Abaladas pela crise argentina, greve dos caminhoneiros e uma demanda interna ainda fraca e instável, as expectativas da indústria recuaram a partir do 2º semestre de 2018. Em seguida, apesar de terem esboçado uma retomada do otimismo com a virada de governo no início do ano, continuaram manifestando algum pessimismo mesmo face à recuperação de outros setores, como Comércio e Construção, refletindo as dificuldades que a indústria ainda enfrenta.

Subscrever Renata Franco