Cenários

O hiato do produto caiu no quarto trimestre de 2022, para +0,4%

29 mar 2023

O hiato do produto, que se tornou positivo no 2º tri (0,5%), cresceu para 1,8% no 3º tri e caiu no 4º tri para 0,4%. A partir do 4º tri de 2014, o aumento do produto potencial teve forte desaceleração e se mantém estagnado.

Neste texto foram atualizadas, para o quarto trimestre de 2022, as informações referentes ao hiato do PIB. Observa-se que o hiato do produto se tornou negativo a partir do primeiro trimestre de 2015 e assim permaneceu até o primeiro trimestre de 2022, quando, a partir do segundo trimestre, se tornou positivo (+0,5%). Isso se deveu ao crescimento do produto efetivo ter sido de 1,1%, enquanto o produto potencial caiu 0,1%. No terceiro trimestre, o produto efetivo cresceu 0,3%, enquanto o produto potencial caiu 0,9%; no quarto trimestre o produto efetivo caiu e o potencial cresceu 0,9%, conforme o Gráfico 1 ilustra. Ou seja, nos últimos dez anos ocorreu algo inédito ao longo de quatro décadas: um produto potencial praticamente estagnado desde 2014 e, em seguida, com tendência declinante a partir do quarto trimestre de 2019.

Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI). Elaboração própria

Observa-se no Gráfico 2 que a PTF apresentou tendência declinante na segunda metade da década de 1980 e início da década de 90, fato que pode ser associado às diversas crises econômicas vivenciadas no Brasil nesse período. Desde então, a tendência da PTF foi ascendente até 2011, tendo passado sem maiores dificuldades pela crise de 2008-2009. A partir de 2012, a trajetória se reverteu, com declínio do nível da PTF que se prolongou até o quarto trimestre de 2015. A partir de 2017, a PTF voltou a crescer, mas essa trajetória ascendente foi interrompida com a chegada da pandemia, em 2020. No entanto, logo no 3º trimestre de 2020, a PTF cresceu e alcançou o seu maior nível na série histórica. A partir do 3º trimestre de 2021, porém, ela volta a declinar e segue, até o momento, com essa tendência.

Fonte: informações primárias do IBGE e elaboração própria

O Gráfico 3 apresenta as informações da evolução da utilização do capital e do trabalho em percentual dos seus potenciais. Ao longo dos últimos 40 anos, foi frequente a sobreutilização do capital e a subutilização do fator trabalho. Algumas particularidades merecem ser destacadas: o fator capital foi, na quase totalidade do tempo, sobreutilizado, à exceção dos dois primeiros anos da década de 90, da recessão de 2014-16 e do ano de 2020, durante a pandemia. A partir daí, o fator capital volta a ficar sobreutilizado. O fator trabalho na década de 80 andou próximo à utilização plena e foi sobreutilizado em alguns anos desse período, e até o quarto trimestre de 1991; em seguida, foi subutilizado até 2013, quando a sua utilização cresceu, ficando com plena utilização até o segundo trimestre de 2015. A partir daí, volta a ficar subutilizado até o momento atual, com alguns períodos de melhoria com os incentivos à manutenção do emprego durante a pandemia. A partir do final de 2020, o fator trabalho volta a ficar subutilizado.

 
Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI) e elaboração própria

O hiato do produto por atividade econômica

Indústria

Conforme ilustrado no Gráfico 4, o hiato do produto industrial (extrativa mineral, transformação e construção) tem sido sistematicamente negativo nos últimos 24 anos. E isso ocorre devido à estagnação do produto efetivo e a despeito da estagnação do produto potencial, que parou de crescer a partir de 2012.


Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI) e elaboração própria

A produtividade total dos fatores (PTF) da indústria (Gráfico 5) passou por uma longa queda, com altos e baixos de 1998 até o início de 2015, voltando a crescer até o início da pandemia. A partir daí voltou a cair.

Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI) e elaboração própria

Serviços[1]

Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI) e elaboração própria

A atividade de serviços, conforme ilustrado no Gráfico 6 acima, voltou a apresentar hiato negativo depois de ter tido um hiato positivo no terceiro trimestre. E isso ocorreu a despeito de o produto potencial ter permanecido estagnado. De fato, o produto potencial de serviços está estagnado desde 2014, e o produto efetivo tem se recuperado no período recente.


Fonte: informações primárias do IBGE (PIB, FBKF, trabalho), da FGV (NUCI) e elaboração própria.

A produtividade total dos fatores da atividade de serviços (Gráfico 7) teve queda intensa e contínua desde 1998 até o último trimestre de 2016, e voltou a crescer até o período pandêmico, quando retorna a trajetória de queda.


[1] A Atividade de Serviços, neste trabalho, compreende as atividades de comércio, transportes, serviços de informação e outros serviços; exclui, portanto, intermediação financeira, serviços imobiliários e administração pública.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 

 

Comentários

Max Scardua
Prezados, poderiam enviar-me a serie de dados que gerou o hiato de produto?
fernando.dantas
Foi enviada, abs
janine
Prezados, poderiam enviar a serie histórica de dados de PIB efetivo, PIB potencial e hiato do produto?
fernando.dantas
Por favor, envie seu e-mail.
Paulo Braulio
Olá, seria possível obter a série de pib pontencial da FGV? Muito obrigado, Paulo.
fernando.dantas
Poderia enviar seu e-mail, por favor?
Gabriela Teixeira
Olá :) É possível ter acesso aos dados das séries apresentadas nessa publicação? Especialmente as séries do PIB efetivo, PIB potencial e Hiato do Produto. Obrigada.
fernando.dantas
Pode enviar o e-mail, por favor?
Paulo Braulio
Poderia obter a base de dados, por favor? Muito obrigado!!
fernando.dantas
Prezado, a versão mais atualizada das séries estão no link no início do post abaixo, publicado no próprio Blog do Ibre: https://blogdoibre.fgv.br/posts/hiato-do-produto-no-primeiro-trimestre-de-2023-se-torna-negativo-09
Seiji
Bom dia, poderiam compartilhar a série trimestral atualizada de PIB potencial e Hiato, por gentileza?
Henrique Fantin
Prezados, poderiam enviar a serie histórica de dados de PIB efetivo, PIB potencial e hiato do produto?
fernando.dantas
Prezados, a série atualizada está neste post mais recente dos mesmos autores, em planilhas Excel com link no texto (logo na abertura). https://blogdoibre.fgv.br/posts/hiato-do-produto-no-primeiro-trimestre-de-2023-se-torna-negativo-09
Felipe S
Poderiam me encaminhar a série histórica das variáveis?
fernando.dantas
Versão mais atualizada está em link no início deste post, abs. https://blogdoibre.fgv.br/posts/hiato-do-produto-no-primeiro-trimestre-de-2023-se-torna-negativo-09

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.