Macroeconomia

Produtividade total dos fatores apresenta queda de 1,7% no primeiro trimestre de 2020

22 jun 2020

Com o fim do bônus demográfico, a única forma de aumentar a renda per capita do Brasil nas próximas décadas será por meio da elevação da produtividade. Por isso, discussões sobre este tema ganham cada vez mais importância no meio acadêmico e entre os formuladores de política econômica.

Uma das medidas amplamente utilizadas é a produtividade do trabalho, que consiste no Valor Adicionado gerado por trabalhador ou por hora trabalhada. Esta variável, no entanto, não permite avaliar o grau de eficiência com que são utilizados os recursos produtivos. Um indicador que permite esta análise é a produtividade total dos fatores (PTF), que leva em consideração não somente a produtividade da mão-de-obra, mas também a eficiência do uso de capital.

Embora existam no Brasil estimativas da PTF em frequência anual, não existem informações públicas com frequência trimestral. Com base na divulgação recente das Contas Nacionais Trimestrais e da Pnad Contínua, por parte do IBGE, bem como da Sondagem da Indústria, pelo IBRE/FGV, foi possível construir o indicador de PTF de periodicidade trimestral, que permite uma análise conjuntural deste que é o principal motor do crescimento econômico.[1] O Gráfico 1 mostra a taxa de crescimento da PTF, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, desde o primeiro trimestre de 2014.[2]

Gráfico 1: Taxa de crescimento da PTF (em % e em relação ao mesmo trimestre do ano anterior) – Brasil.

Elaboração do IBRE com base nas Contas Nacionais Trimestrais e Pnad Contínua (IBGE) e Sondagem da Indústria (FGV).

Com base no Gráfico 1, podemos notar que a PTF teve queda muito expressiva durante a recessão iniciada no segundo trimestre de 2014, especialmente no quarto trimestre de 2015, quando teve redução de 2,6%. A partir do primeiro trimestre de 2016, deu-se início a uma modesta recuperação, com quedas progressivamente menores ao longo de 2016 e taxas de crescimento positivas nos quatro trimestres de 2017.

No entanto, desde o primeiro trimestre de 2018, a PTF teve quedas trimestrais sucessivas. No primeiro trimestre de 2020, a PTF registrou forte redução de 1,7%, a maior desde o quarto trimestre de 2015. Com este resultado, que já reflete os efeitos iniciais da pandemia do coronavírus, a PTF registrou seu nono trimestre consecutivo de queda.

Este desempenho bastante negativo da PTF nos motivou a analisar seu desempenho em um período mais longo, para avaliar se seu comportamento desde a recessão de 2014-2016 difere do padrão observado após outros episódios recessivos.[3]

Para entendermos a dinâmica histórica da PTF, leia o texto completo no Observatório da Produtividade Regis Bonelli.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 


[1] As séries trimestrais de PTF e de produtividade do trabalho estão disponíveis no site do Observatório da Produtividade Regis Bonelli. No site também encontram-se disponíveis notas metodológicas que descrevem a construção dos indicadores trimestrais de produtividade do trabalho e PTF.

[2] Temos divulgado regularmente uma análise trimestral da produtividade do trabalho no site do Observatório da Produtividade Regis Bonelli. Para acessar o último relatório, referente ao primeiro trimestre de 2020, clique no link: https://ibre.fgv.br/sites/ibre.fgv.br/files/arquivos/u65/indicadores_trimestrais_de_produtividade_do_trabalho_-_1t2020_final.pdf

[3] Em nota divulgada anteriormente, fizemos uma análise semelhante para o crescimento da produtividade do trabalho e concluímos que houve uma mudança no padrão de comportamento da produtividade após a última recessão em comparação com períodos de recuperação anteriores. O texto encontra-se disponível no link: https://ibre.fgv.br/sites/ibre.fgv.br/files/arquivos/u65/padrao_de_recuperacao_do_emprego_apos_a_ultima_recessao_e_sua_relacao_com_a_produtividade_do_trabalho_final_16032020.pdf

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.