Tiago Cabral Barreira

Graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Rio (FGV-Rio) e pesquisador da iDados. Foi consultor e analista macroeconômico pelo IBRE/FGV, com especialização em mercado de trabalho. Foi colaborador mensal do Boletim Macro IBRE. 

Os impactos da reforma trabalhista brasileira

A reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, altera inúmeros aspectos da legislação trabalhista brasileira. Entre as principais alterações se encontram a permissão por lei da prevalência do negociado sobre o legislado (válido para negociações coletivas) e a criação de novos contratos de trabalho, tais como o intermitente e o de tempo parcial. Em geral, a reforma representa uma expressiva flexibilização da legislação trabalhista brasileira.

Retomada do emprego apresenta fortes disparidades regionais

O saldo de emprego formal CAGED vem apresentando em 2018 resultados abaixo do esperado. Em maio, o saldo líquido de geração de vagas formais (admitidos menos desligados) foi de 35 mil, um resultado frustrante em meio às expectativas medianas de analistas para o mês (de 60 mil vagas).  Resultado frustrante este que também se repetiu no último dado divulgado em junho, com perdas de 664 vagas.

Os 500 anos da Reforma Protestante: Weber tinha Razão?

Cultura e Religião são um dos principais motores de transformações sociais ao longo da história humana. A economia, uma das dimensões do estudo do comportamento humano, não estaria imune aos impactos externos exercidos por mudanças na esfera cultural e religiosa. A Reforma Protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517 em Wittenberg, na Alemanha, é um exemplo clássico de como mudanças culturais podem impactar a economia.

Por que ideias importam para o crescimento brasileiro

A Constituição de 1988 trouxe importantes mudanças nas instituições brasileiras. Uma delas foi a generosa atribuição de direitos sociais explicitados no preâmbulo constitucional. Essa atribuição de direitos sociais, definidos como direito a saúde, educação, moradia, alimentação e transportes, constituiu o centro dos discursos político-eleitorais no Brasil ao longo das últimas três décadas.

"Disregard Doctrine", mais uma fonte de incerteza jurídica no Brasil

Empreender é uma atividade altamente arriscada. O empresário se expõe às incertas oscilações da atividade empresarial, que poderiam implicar a perda de todo o seu patrimônio pessoal em caso de quebra repentina. Uma execução judicial de despejo para o pagamento de débito com credores pode levar a vida de indivíduos e famílias à ruína.

O imposto sindical e o poder dos sindicatos no Brasil

A possível aprovação do fim da contribuição sindical compulsória, parte da reforma trabalhista programada para ir ao plenário da Câmara hoje (26/4/17), suscita inúmeras polêmicas. Uma delas é o poder e a influência dos sindicatos no mercado de trabalho brasileiro. Até que ponto o fim dessa contribuição levará ao enfraquecimento de canais de representatividade dos trabalhadores e da defesa de direitos trabalhistas? 

Subscrever Tiago Cabral Barreira