Vitor Vidal

Economista da XP Investimentos, é mestre pela FGV EPGE e graduado pela UERJ. Trabalhou na LCA Consultores, no FGV/IBRE e no IBGE.

Fim do auxílio emergencial não deve frear economia no início de 2021 – risco está no mercado de trabalho

Divulgadas as últimas informações do CAGED de outubro e da PNAD Contínua de setembro, a percepção é que as projeções de desemprego na casa dos 18/19% ficaram para trás. De fato, a retomada da economia também foi muito mais forte e isso ajudou a não causar danos maiores ao mercado de trabalho. Essa já é uma boa notícia, uma vez que a história recente mostrou que, mesmo após a reforma trabalhista de 2017, o nosso mercado laboral ainda está longe de ser considerado flexível e passível de pronta recuperação.

A parcimônia com o mercado de crédito

Nos últimos meses, o debate econômico entrou na temática sobre o corte ou manutenção da SELIC pela nova diretoria do Banco Central para o horizonte 19/20. Aqui mesmo no Blog do IBRE, houve bastante discussão sobre os rumos que a política monetária deveria adotar, levando em consideração fatores como: as expectativas inflacionárias, os riscos no cenário externo, a maturação da agenda de reformas e por último a observação sobre o ritmo da atividade econômica, hoje aquém do esperado.

Subscrever Vitor Vidal