Juliana Damasceno

Juliana Damasceno é Mestre em Economia Aplicada pela BI Norwegian Business School e Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisadora do FGV IBRE na área de finanças públicas, com foco em tributação, federalismo fiscal e gasto público.

Antecipação da arrecadação federal de outubro

Seguindo metodologia própria[1] e com base em dados obtidos no SIAFI, apresenta-se uma antecipação da arrecadação federal bruta de outubro, cujo resultado oficial é divulgado pelos boletins gerenciais da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) ao final de cada mês. Espera-se crescimento da arrecadação das receitas federais (R$ 154,3 bi, +9,8% YoY)[2].

Antecipação da arrecadação federal: primeiros indícios de pagamento de tributos diferidos

Dentre as muitas incertezas que rondam a economia brasileira e, em especial, as contas públicas neste ano, está o pagamento ou não dos tributos postergados pelo governo federal. Com o objetivo de socorrer financeiramente empresas impactadas pelas medidas de isolamento social, determinados impostos e contribuições tiveram suas datas de pagamento adiadas para meses posteriores.

Pejotização: uma análise a partir de dados da PNADC

Os efeitos da recente crise econômica sobre o mercado de trabalho, assim como a reforma trabalhista aprovada em 2017, deram certo destaque ao fenômeno conhecido como “Pejotização”. Trata-se de uma modalidade de contratação que permite ao trabalhador (pessoa física) prestar serviços na forma de empresa individual (pessoa jurídica), no lugar do vínculo empregatício tradicional com carteira assinada.

Subscrever Juliana Damasceno