Ailton Braga

Economista, mestre em economia pela UnB, foi analista do Banco Central, de 1998 a 2005, e é Consultor Legislativo do Senado, desde 2006. 

Formação das expectativas de inflação, credibilidade do Banco Central e choques inflacionários

Meta de inflação é um dos principais fatores para construir expectativas de inflação, sinalizando a credibilidade do BC, que pode ser colocada em risco se a inflação se mantiver por muito tempo acima da meta.

I – Sobre a relevância das expectativas de inflação e a dificuldade de previsão da inflação

Inflação de serviços, desemprego e persistência inflacionária

O aumento da taxa de inflação dos preços dos serviços nos últimos meses – o indicador deve chegar a 7,5% nos próximos meses – indica tendência de um processo desinflacionário mais lento e com maior custo em termos de perda do nível de atividade.

I – Pandemia do coronavírus e a inflação de serviços

Principais choques inflacionários pós Plano Real e perspectivas para desinflação em 2022: uma análise

Os maiores choques inflacionários pós Plano Real tiveram origem no temor do abandono das regras fiscais que limitavam o crescimento da dívida pública. Dúvidas em relação ao compromisso com as regras fiscais atuais devem tornar mais difícil o processo de desinflação em 2022.

Política monetária, juros, crédito e endividamento do consumidor

Longo ciclo de corte da Selic (set/2016-fev/2021) levou à queda de juros em crédito às pessoas físicas e ao aumento até nível recorde da dívida das famílias. Assim, recém iniciado ciclo de alta da Selic pode ter impacto relevante no já elevado endividamento do consumidor.         

Páginas

Subscrever Ailton Braga