Ailton Braga

Economista, mestre em economia pela UnB, foi analista do Banco Central, de 1998 a 2005, e é Consultor Legislativo do Senado, desde 2006. 

Formação das expectativas de inflação, credibilidade do Banco Central e choques inflacionários

Meta de inflação é um dos principais fatores para construir expectativas de inflação, sinalizando a credibilidade do BC, que pode ser colocada em risco se a inflação se mantiver por muito tempo acima da meta.

I – Sobre a relevância das expectativas de inflação e a dificuldade de previsão da inflação

Inflação de serviços, desemprego e persistência inflacionária

O aumento da taxa de inflação dos preços dos serviços nos últimos meses – o indicador deve chegar a 7,5% nos próximos meses – indica tendência de um processo desinflacionário mais lento e com maior custo em termos de perda do nível de atividade.

I – Pandemia do coronavírus e a inflação de serviços

Principais choques inflacionários pós Plano Real e perspectivas para desinflação em 2022: uma análise

Os maiores choques inflacionários pós Plano Real tiveram origem no temor do abandono das regras fiscais que limitavam o crescimento da dívida pública. Dúvidas em relação ao compromisso com as regras fiscais atuais devem tornar mais difícil o processo de desinflação em 2022.

Política monetária, juros, crédito e endividamento do consumidor

Longo ciclo de corte da Selic (set/2016-fev/2021) levou à queda de juros em crédito às pessoas físicas e ao aumento até nível recorde da dívida das famílias. Assim, recém iniciado ciclo de alta da Selic pode ter impacto relevante no já elevado endividamento do consumidor.         

Páginas

Subscrever Ailton Braga
Ensino