Viviane Seda Bittencourt

Mestre em Finanças e Economia Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV) e bacharel em economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora da Superintendência Adjunta de Ciclos Econômicos do IBRE, responsável por diversas pesquisas como:  Sondagem do Consumidor, Sondagem de Bem-Estar, Formação de Preços, Competitividade, Crédito e outras.

Comportamento dos consumidores no pós pandemia e as perspectivas para o turismo

Consumidores de classe mais alta de renda pretendem aumentar gastos com viagens, transporte, restaurantes, cinema e atividades sociais após maioria dos brasileiros estarem vacinados contra Covid-19, enquanto os mais pobres têm intenção de aumentar o consumo de alimentos.

Falta de matéria-prima desafia a inflação

A pandemia de covid-19 vem afetando bastante a economia. O surgimento de uma segunda onda contribui para um prolongamento das dificuldades em setores estratégicos da economia brasileira, responsáveis pelo crescimento do PIB. Alguns segmentos, principalmente os mais afetados pela redução da demanda na fase mais aguda da pandemia, buscam reduzir sua exposição ao risco, cortando custos fixos e adiando novos investimentos.

Empresas acreditam que mudanças vieram para ficar

Desde o início da pandemia, as empresas têm encontrado, cada vez mais, necessidade de se reinventar para manter suas atividades. Em julho, foi aplicada a quinta edição dos quesitos suplementares relacionados à pandemia nas Sondagens Empresariais do FGV IBRE, para entender se houve adaptações realizadas pelas empresas no seu modo de operação, e se essas mudanças seriam incorporadas numa suposta volta à normalidade.

As percepções sobre programas do governo e concessão de crédito na pandemia, e os efeitos da crise na inadimplência dos consumidores

O impacto da pandemia afetou intensamente empresas e consumidores no Brasil e no mundo. E desde então, o governo vem tomando algumas medidas para minimizar os efeitos da crise gerada pelo vírus. Entre elas, a possibilidade de preservação de empregos através da suspensão de contratos de trabalho e redução proporcional de salários e jornada de trabalho, postergação do pagamento de impostos e disponibilização de linhas de crédito.

Confiança do Consumidor e da Indústria ao redor do mundo

Diante da primeira pandemia do século XXI, os agentes econômicos precisaram aprender a lidar com medidas restritivas de isolamento social afetando suas vidas e a economia como um todo. Nesse novo cenário, houve piora das condições econômicas e elevação do nível de incerteza em relação ao curto prazo, gerando quedas sem precedentes dos níveis de confiança, tanto por parte das famílias quanto dos empresários.

Páginas

Subscrever RSS - Viviane Seda Bittencourt