Silvia Matos

Boas e más notícias

Orçamento para queda dos juros em 2026 será menor que o estimado pelo mercado. Os ventos que ajudaram recuo da inflação em 2025 não devem continuar este ano. Juros reais se tornarão mais baixos apenas quando política fiscal mudar de direção.

Após anos de erros de previsão nas projeções de crescimento econômico brasileiro, o ano de 2025 foi marcado por um maior alinhamento entre as projeções elaboradas no início do ano e o que de fato ocorreu.  

O debate sobre os efeitos econômicos da Inteligência Artificial

Crescimento econômico sustentado, um fenômeno raro até meados do século XVIII, encontrou seu catalisador permanente na inovação tecnológica. A partir da Primeira Revolução Industrial, a capacidade de inovar tornou-se um motor contínuo de transformação. Para Joseph Schumpeter, a essência do capitalismo reside na destruição criadora, e a inovação – a introdução bem-sucedida de novidades no mercado – é a "força motriz" do crescimento econômico.

Serviços prestados às famílias surpreende positivamente, mas não reverte tendência de desaceleração

O terceiro trimestre de 2025 manteve o sinal de desaceleração da atividade econômica, apesar de alguma recuperação pontual no mês de agosto. Com isso, projetamos PIB de 0,2% TsT +(1,7% AsA) em 25T3, mantendo o crescimento anual este ano em 2%.

Páginas

Subscrever Silvia Matos
Ensino