Octavio Amorim Neto

Doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, campus de San Diego (1998); Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Professor da EBAPE/FGV

Lula III

Tarefa de Lula será extremamente difícil, pois extrema direita foi muito bem na eleição em 2/10. Resultante programática da configuração heterogênea de forças que venceu deve ser centrista – não pode haver erro nessa questão.

A defesa da democracia e as relações Brasil-EUA

Se Bolsonaro for reeleito e o Partido Republicano passar a ter maioria no Congresso dos EUA, a partir das eleições legislativas de novembro de 2022, será difícil evitar o aumento das tensões entre Biden o presidente do Brasil.

A política doméstica do Brasil e a dos Estados Unidos mudaram muito na última década. As relações diplomáticas entre os dois países não passaram incólumes às mudanças.

A crise do PSDB

Crise do PSDB desde maio de 2017, com envolvimento de Aécio no escândalo da JBS, foi agravada pelo apoio tucano a Bolsonaro. Um partido que se quer democrático não se junta à extrema-direita autoritária sem arriscar o suicídio.

Páginas

Subscrever Octavio Amorim Neto